11 de outubro de 2023

Quarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura:Jn 4,1-11

1Este desfecho causou em Jonas profunda mágoa e irritação; 2orou então ao Senhor, dizendo: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isso que eu receava quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição. 3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”. 4Disse o Senhor: “Achas que tens boas razões para irar-te?” 5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental; e ali fez para si uma cabana, onde repousava à sombra, a ver o que ia acontecer à cidade. 6O Senhor Deus fez nascer uma hera, que cresceu sobre a cabana, para dar sombra à cabeça de Jonas e abrandar seu aborrecimento. E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera. 7Mas, ao raiar do dia seguinte, Deus determinou que um verme atacasse a hera, e ela secou. 8Quando o sol se levantou, mandou Deus do oriente um vento quente; e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas, que se sentiu desfalecer; teve vontade de morrer e disse: “Para mim é melhor morrer do que viver”. 9Disse Deus a Jonas: “Achas que tens boas razões para irar-te por esta hera?” “Sim”, respondeu ele, “tenho razão até para morrer de raiva”. 10O Senhor replicou-lhe: “Tu sofres por causa desta planta, que não te custou trabalho e não fizeste crescer, que nasceu numa noite e na outra morreu. 11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive, em que vivem cento e vinte mil seres humanos, que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, e um grande número de animais?”

Salmo responsorial: Sl 85(86),3-4.5-6.9-10 (R. 15b)

R. Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

3Piedade de mim, ó Senhor, *porque clamo por vós todo o dia! 4Animai e alegrai vosso servo, *pois a vós eu elevo a minh’alma. R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *sois perdão para quem vos invoca. 6Escutai, ó Senhor, minha prece, *o lamento da minha oração! R.

9As nações que criastes virão *adorar e louvar vosso nome. 10Sois tão grande e fazeis maravilhas: *vós somente sois Deus e Senhor! R.

Evangelho:Lc 11,1-4

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.


Santos em destaque

São Felipe, diácono escolhido pelos Apóstolos (At 6, 5). Converteu a Samaria à Fé de Cristo. Pregou o Evangelho em todas as cidades por onde passava. Enviado por um Anjo, instruiu na Fé e batizou o ministro da Rainha da Etiópia.

São Firmino, Bispo e confessor, séc. VI.

Santo Anastácio, presbítero (†666). Companheiro de São Máximo o Confessor, na defesa da Fé e nos sofrimentos, morreu exilado nas montanhas do Cáucaso.

São Bruno, Bispo (†965). Irmão do imperador Oto I, foi, ao mesmo tempo, Bispo de Colônia e Duque da Lotaríngia.

São Gaudêncio, Bispo (†1011). Bispo de Gniezno, Polônia. Irmão e fiel companheiro de Santo Adalberto, bispo de Praga, presenciou o martírio deste e seguiu-o no cárcere.

São Meinardo, Bispo (†1196). Monge alemão que, já em avançada idade, partiu para evangelizar a Letônia, onde foi ordenado Bispo.

Santo Alexandre Sauli, Bispo (†1592). Abandonou suas funções na corte do imperador Carlos V para fazer-se barnabita. Foi confessor de São Carlos Borromeu e superior geral da Ordem. Eleito bispo de Aléria, é considerado o “Apóstolo da Córsega”.

São Pedro Lê Tuy, presbítero e mártir (†1833). Decapitado no tempo do imperador Minh Mang, em Hanoi, Vietnã.

Santa Maria Soledade Torres Acosta, virgem (†1887). Fundadora da Congregação das Servas de Maria Ministras dos Enfermos, em Madri, para cuidar de doentes e necessitados.

Beato Tiago de Ulm Griesinger, religioso (†1491). Religioso dominicano falecido em Bolonha, Itália que, embora analfabeto, foi excelente pintor de vitrais.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever