11 de outubro de 2024

Sexta-feira da 27ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gl 3,7-14

Irmãos, 7ficai pois cientes que os que creem é que são verdadeiros filhos de Abraão. 8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as nações”. 9Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: “Maldito quem não cumprir perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei”. 11Pela Lei ninguém se justifica perante Deus; isso é evidente porque o justo vive da fé. 12E a Lei não se funda na fé mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá. 13Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: ‘Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro!’ 14Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito.

Salmo responsorial: Sl 110(111),1-2.3-4.5-6 (R. 5b)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Eu agradeço a Deus de todo o coração *junto com todos os seus justos reunidos! 2Que grandiosas são as obras do Senhor, *elas merecem todo o amor e admiração! R.

3Que beleza e esplendor são os seus feitos! *Sua justiça permanece eternamente! 4O Senhor bom e clemente nos deixou *a lembrança de suas grandes maravilhas. R.

5Ele dá o alimento aos que o temem *e jamais esquecerá sua Aliança. 6ao seu povo manifesta seu poder, *dando a ele a herança das nações. R.

Evangelho: Lc 11,15-26

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.


Santos em destaque

São Felipe, diácono escolhido pelos Apóstolos (At 6, 5). Converteu a Samaria à Fé de Cristo. Pregou o Evangelho em todas as cidades por onde passava. Enviado por um Anjo, instruiu na Fé e batizou o ministro da Rainha da Etiópia.

São Firmino, Bispo e confessor, séc. VI.

Santo Anastácio, presbítero (†666). Companheiro de São Máximo o Confessor, na defesa da Fé e nos sofrimentos, morreu exilado nas montanhas do Cáucaso.

São Bruno, Bispo (†965). Irmão do imperador Oto I, foi, ao mesmo tempo, Bispo de Colônia e Duque da Lotaríngia.

São Gaudêncio, Bispo (†1011). Bispo de Gniezno, Polônia. Irmão e fiel companheiro de Santo Adalberto, bispo de Praga, presenciou o martírio deste e seguiu-o no cárcere.

São Meinardo, Bispo (†1196). Monge alemão que, já em avançada idade, partiu para evangelizar a Letônia, onde foi ordenado Bispo.

Santo Alexandre Sauli, Bispo (†1592). Abandonou suas funções na corte do imperador Carlos V para fazer-se barnabita. Foi confessor de São Carlos Borromeu e superior geral da Ordem. Eleito bispo de Aléria, é considerado o “Apóstolo da Córsega”.

São Pedro Lê Tuy, presbítero e mártir (†1833). Decapitado no tempo do imperador Minh Mang, em Hanoi, Vietnã.

Santa Maria Soledade Torres Acosta, virgem (†1887). Fundadora da Congregação das Servas de Maria Ministras dos Enfermos, em Madri, para cuidar de doentes e necessitados.

Beato Tiago de Ulm Griesinger, religioso (†1491). Religioso dominicano falecido em Bolonha, Itália que, embora analfabeto, foi excelente pintor de vitrais.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

16 de outubro de 2024

Quarta-feira da 28ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

15 de outubro de 2024

Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora...

14 de outubro de 2024

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever