13 de dezembro de 2024

Memória de Santa Luzia

Santa Luzia, Virgem e mártir (séc. IV). Martirizada em Siracusa, seus restos são venerados em Veneza e seus olhos encontram-se na igreja de São João Maior, em Nápoles.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 48,17-19

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. cf. Jo 8,12)

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

1Feliz é todo aquele que não anda *conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, *nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus *a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore, *que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, †e jamais as suas folhas vão murchar. *Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos. †Ao contrário, são iguais à palha seca* espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.


Santos em destaque

Santa Odila, Otília ou Odília, virgem (†séc. VII). Filha do Duque da Alsácia, França, primeira abadessa do mosteiro de Hohenburg, no qual instalou um hospital para doentes incuráveis e abandonados. Transformou em hospitais e conventos os castelos herdados de seus pais.

São Pedro Cho Hwa-so e cinco companheiros, mártires (†1866). Leigos torturados até à morte por se recusarem a renegar a Fé, durante a perseguição na Coreia.

Beato João Marinoni, presbítero (†1562). Com São Caetano de Thiene, dedicou-se à reforma do clero e assistência aos necessitados.

Beato Antônio Grassi, presbítero (†1671). Religioso da Congregação do Oratório, falecido em Fermo (Itália), exerceu seu ministério impulsionando com seu exemplo a educação dos jovens.

Beata Maria Madalena da Paixão, virgem (†1921). Fundadora da Congregação das Irmãs Compassionistas Servas de Maria, em Castellammare di Stabia, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever