14 de dezembro de 2023

Memória de São João da Cruz

São João da Cruz, sacerdote e doutor da Igreja. Reformador da Ordem Carmelita, juntamente com Santa Teresa. Grande mestre da vida espiritual e mística.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 41,13-20

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei”. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei, diz o Senhor e salvador, o santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no santo de Israel. 17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes de água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o santo de Israel tudo criou.

Salmo responsorial: Sl 144(145),1.9.10-11.12-13ab (R. 8)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.

 1Ó meu Deus, quero exaltar-os, ó meu Rei, *e bendizer o vosso nome pelos séculos. 9O Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura. R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13aO vosso reino é um reino para sempre, *bvosso poder, de geração em geração. R.

Evangelho: Mt 11,11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos ouça”.


Santos em destaque

São Nicásio de Reims, Bispo (†407). Foi morto pelos pagãos na porta da Basílica de Reims.

São Venâncio Fortunato, Bispo (†séc. VII). Famoso bardo de sua época. Atraído pelas virtudes de rainha Santa Radegunda, tornou-se sacerdote e passou a viver em Poitiers, de onde foi Bispo. A ele são atribuídos diversos hinos litúrgicos.

São Nimatulácio al-Hardini, sacerdote (†1858). Da Ordem Libanesa Maronita. Incumbido de orientar os jovens religiosos, preocupou-se muito em dar-lhes boa formação teológica e espiritual.

Beato Boaventura de Pistóia, presbítero (†c. 1315). Foi prior de vários mosteiros da Ordem dos Servos de Maria. Ajudou São Felipe Benizi a pacificar as facções em luta em muitas cidades da Itália.

Beata Francisca Schervier, virgem (†1876). Dedicou-se ao cuidado dos pobres, doentes e aflitos, ficando conhecida como a “Mãe dos Pobres”. Fundou a Congregação das Irmãs dos Pobres de São Francisco.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever