15 de dezembro de 2023

Sexta-feira da 2ª semana do Advento

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 48,17-19

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. cf. Jo 8,12)

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

1Feliz é todo aquele que não anda *conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, *nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus *a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore, *que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, †e jamais as suas folhas vão murchar. *Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos. †Ao contrário, são iguais à palha seca* espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.


Santos em destaque

São Valeriano, mártir, Bispo da África (séc. V).

Santa Virgínia Centurione Bracelli, viúva (†1651). Filha do Doge de Gênova, fundou a Obra das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário.

Santa Maria Crucificada de Rosa, virgem (†1855). Fundou em Bréscia, Itália, o Instituto das Servas da Caridade.

Beato Marino, abade (†1170). Falecido na abadia de Cava, Itália, promoveu o esplendor da Liturgia e foi admirável na fidelidade ao Papa.

Beata Maria Vitória de Fornari, viúva e fundadora (†1617). Desde a juventude foi exemplar na oração e obediência. Após a morte de seu marido, fundou a Ordem das Anunciadas Celestes.

Beato Carlos Steeb, sacerdote (†1856). Luterano convertido ao Catolicismo, originário de Tübingen (Alemanha), fundou em Verona (Itália) o Instituto das Irmãs da Misericórdia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever