14 de julho de 2025

Segunda-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Camilo de Lellis, presbítero (†1614 Roma). De origem nobre, seguiu a carreira militar e levou uma vida dissoluta. Convertido, fundou a Ordem dos Clérigos Regulares e Ministros dos Enfermos, conhecidos como os “Padres da Boa Morte”. É patrono dos enfermos e dos hospitais.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 1,8-14.22

Naqueles dias, 8surgiu um novo rei no Egito, que não tinha conhecido José, 9e disse ao seu povo: “Olhai como o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10Vamos agir com prudência em relação a ele, para impedir que continue crescendo e, em caso de guerra, se una aos nossos inimigos, combata contra nós e acabe por sair do país”. 11Estabeleceram inspetores de obras, para que o oprimissem com trabalhos penosos; e foi assim que ele construiu para o Faraó as cidades-entrepostos Pitom e Ramsés. 12Mas, quanto mais o oprimiam, tanto mais se multiplicava e crescia. 13Obcecados pelo medo dos filhos de Israel, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão. 14E tornaram-lhes a vida amarga pelo pesado trabalho da preparação do barro e dos tijolos, com toda a espécie de trabalhos dos campos e outros serviços que os levavam a fazer à força. 22O Faraó deu esta ordem a todo o seu povo: “Lançai ao rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas”.

Salmo responsorial: Sl 123(124),1-3.4-6.7-8 (R. 8a)

R. Nosso auxílio está no nome do Senhor.

1Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *que o diga Israel neste momento; 2se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *quando os homens investiram contra nós, 3com certeza nos teriam devorado *no furor de sua ira contra nós. R.

4Então as águas nos teriam submergido, *a correnteza nos teria arrastado, 5e então, por sobre nós teriam passado *essas águas sempre mais impetuosas. 6Bendito seja o Senhor, que não deixou *cairmos como presa de seus dentes! R.

7Nossa alma como um pássaro escapou *do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, *e assim nós conseguimos libertar-nos. 8O nosso auxílio está no nome do Senhor, *do Senhor que fez o céu e fez a terra! R.

Evangelho: Mt 10,34-11,1

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.


Santos em destaque

São Marquelmo, presbítero e monge (†c. 775). Foi discípulo de São Wilibrordo desde a infância e seu companheiro nas lides evangelizadoras. Faleceu em Deventer, Holanda.

Santa Toscana, viúva (†1343/1344). Após a morte do esposo, distribuiu seus bens aos pobres e dedicou-se à assistência aos enfermos, em Verona, Itália.

São Francisco Solano, presbítero (†1610). Missionário franciscano espanhol que percorreu a América desde o Peru até a Argentina, convertendo os indígenas e os próprios colonizadores.

Beato Gaspar de Bono, presbítero (†1604). Abandonou a carreira das armas para se dedicar a Deus na Ordem dos Mínimos. Morreu em Valência, Espanha, como provincial.

Beata Angelina de Marsciano, religiosa (†1435). Tendo ficado viúva, viveu durante cinquenta anos exclusivamente a serviço de Deus e do próximo. Deu início à Ordem das Terciárias Franciscanas de clausura.

Beato Ghebre Miguel, presbítero e mártir (†1855). Monge monofisista da Etiópia, converteu-se e ingressou na Congregação da Missão. Foi por isso submetido a suplícios durante treze meses, ao fim dos quais morreu de fome e sede.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

13 de agosto de 2025

Memória de Santa Dulce Lopes Pontes Virgem, (†1992). Dedicou sua...

12 de agosto de 2025

Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

11 de agosto de 2025

Memória de Santa Clara Virgem (†1253). Pertencente a nobre família,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever