Sexta-feira da 10ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Rs 19,9a.11-16
Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus Todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”. 15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”.
Salmo responsorial: Sl 26(27),7-8a.8b-9.13-14 (R. 8b)
R. Senhor, é vossa face que eu procuro!
7Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, *atendei por compaixão! 8aMeu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro. R.
bNão afasteis em vossa ira o vosso servo, *sois vós o meu auxílio! 9Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, *meu Deus e Salvador! R.
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, *espera no Senhor! R.
Evangelho: Mt 5,27-32
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.
Santos em destaque
Santo Eliseu, profeta. Discípulo e sucessor de Santo Elias e profeta de Israel desde o tempo do rei Jorão até os dias de Joás.
São Fortunato de Nápoles, Bispo (†séc. IV). Preservou sua diocese da heresia ariana, proclamando o quanto pôde a divindade de Jesus Cristo.
Santos Valério e Rufino, mártires (†séc. IV). Decapitados perto de Soissons, França, por difundir o Evangelho.
São Metódio, Bispo (†847). De origem siciliana, foi monge na Ilha de Quios, Grécia, e mais tarde Patriarca de Constantinopla. Dirigiu-se a Roma para defender o culto aos ícones sagrados.
Santo Anastásio, São Félix e Santa Digna (†853). Mártires em Córdoba, Espanha. Santo Anastásio, sacerdote, foi morto por ter professado sua Fé ante os mouros; São Félix, monge, por ter pregado o Evangelho na região das Astúrias; e Santa Digna, adolescente, por ter protestado contra a morte dos dois.
Beata Francisca de Paula de Jesus (†1895). Filha e neta de escravos do Estado de Minas Gerais, Brasil, que tendo ficado órfã aos dez anos, dedicou toda a sua vida à oração e ao serviço dos mais necessitados.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens