15 de junho de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 19,19-21

Naqueles dias, 19o profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois o que te fiz eu?” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.

Salmo responsorial: Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.9-10 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança.

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †2aDigo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. 5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *meu destino está seguro em vossas mãos! R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *e até de noite me adverte o coração. 8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.

9Eis por que meu coração está em festa, †minha alma rejubila de alegria, *e até meu corpo no repouso está tranquilo; 10pois não haveis de me deixar entregue à morte, *nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.

Evangelho: Mt 5,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.


Santos em destaque

Santo Amós. Profeta enviado pelo Senhor para proclamar a justiça de Deus e censurar as prevaricações dos filhos de Israel.

São Vito, Mártir. Século IV

Santa Benilde, mártir (†853). Sofreu o martírio ao confessar publicamente a divindade de Jesus Cristo durante o domínio mouro na Espanha.

São Bernardo de Menthon, presbítero (†1081). Foi o restaurador do passo alpino de Monte Iovis, que posteriormente tomou o nome do santo: o passo do Grande São Bernardo. No mesmo monte fundou um famoso mosteiro, e no monte chamado depois Pequeno São Bernardo uma hospedagem para os viajantes. Também deu o nome à simpática raça canina para salvamento na montanha.

Santa Germana, virgem (†1601). Pastorinha de Pibrac, França, foi desprezada pelo pai e maltratada pela madrasta, mas, suportando tudo com admirável confiança em Deus.

Santa Bárbara Cui Lianzhi, mártir (†1900). Mãe de família morta por meio de crudelíssimas torturas durante as perseguições na China.

Beatos Pedro Snow e Rodolfo Grimston, mártires (†1598). Mortos no reinado de Isabel I da Inglaterra, o primeiro por ser sacerdote e o segundo, por ter dado abrigo ao padre em sua casa.

Beato Luís Maria Palázzolo, presbítero (†1886). Fundou em Bérgamo, Itália, a Congregação das Irmãs Pobrezinhas e a dos Irmãos da Sagrada Família.

Beata Albertina Berkenbrock, virgem e mártir (†1931). Assassinada aos doze anos em São Luís, Estado de Santa Catarina, por defender heroicamente a sua castidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de junho de 2024

Memória de Santo Irineu Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória....

27 de junho de 2024

Quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

26 de junho de 2024

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever