Solenidade da Santíssima Trindade
A Santíssima Trindade guarda um extraordinário Segredo, cuja revelação manifestará ao mundo a máxima realeza de Cristo nesta terra. Felizes, mil vezes felizes as almas às quais o Espírito Santo o der a conhecer!
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Pr 8,22-31
Assim fala a sabedoria de Deus: 22“O Senhor me possuiu como primícias de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada. 26Ele ainda não havia feito as terras e os campos nem os primeiros vestígios de terra do mundo. 27Quando preparava os céus, ali estava eu; quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus limites – de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas – e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre de obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.
Salmo responsorial: Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a)
R. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
4Contemplando estes céus que plasmastes *e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, *5perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes *e o tratardes com tanto carinho?” R.
6Pouco abaixo de Deus o fizestes, *coroando-o de glória e esplendor; 7vós lhe destes poderes sobre tudo, *vossas obras aos pés lhe pusestes. R.
8as ovelhas, os bois, os rebanhos, *todo o gado e as feras da mata; 9passarinhos e peixes dos mares, *todo ser que se move nas águas. R.
Segunda leitura: Rm 5,1-5
Irmãos, 1justificados pela fé, estamos em paz com Deus pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Evangelho: Jo 16,12-15
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”.
Santos em destaque
Santo Amós. Profeta enviado pelo Senhor para proclamar a justiça de Deus e censurar as prevaricações dos filhos de Israel.
São Vito, Mártir. Século IV
Santa Benilde, mártir (†853). Sofreu o martírio ao confessar publicamente a divindade de Jesus Cristo durante o domínio mouro na Espanha.
São Bernardo de Menthon, presbítero (†1081). Foi o restaurador do passo alpino de Monte Iovis, que posteriormente tomou o nome do santo: o passo do Grande São Bernardo. No mesmo monte fundou um famoso mosteiro, e no monte chamado depois Pequeno São Bernardo uma hospedagem para os viajantes. Também deu o nome à simpática raça canina para salvamento na montanha.
Santa Germana, virgem (†1601). Pastorinha de Pibrac, França, foi desprezada pelo pai e maltratada pela madrasta, mas, suportando tudo com admirável confiança em Deus.
Santa Bárbara Cui Lianzhi, mártir (†1900). Mãe de família morta por meio de crudelíssimas torturas durante as perseguições na China.
Beatos Pedro Snow e Rodolfo Grimston, mártires (†1598). Mortos no reinado de Isabel I da Inglaterra, o primeiro por ser sacerdote e o segundo, por ter dado abrigo ao padre em sua casa.
Beato Luís Maria Palázzolo, presbítero (†1886). Fundou em Bérgamo, Itália, a Congregação das Irmãs Pobrezinhas e a dos Irmãos da Sagrada Família.
Beata Albertina Berkenbrock, virgem e mártir (†1931). Assassinada aos doze anos em São Luís, Estado de Santa Catarina, por defender heroicamente a sua castidade.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online