14 de junho de 2024

Sexta-feira da 10ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 19,9a.11-16

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus Todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”. 15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”.

Salmo responsorial: Sl 26(27),7-8a.8b-9.13-14 (R. 8b)

R. Senhor, é vossa face que eu procuro!

7Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, *atendei por compaixão! 8aMeu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro. R.

bNão afasteis em vossa ira o vosso servo, *sois vós o meu auxílio! 9Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, *meu Deus e Salvador! R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, *espera no Senhor! R.

Evangelho: Mt 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.


Santos em destaque

Santo Eliseu, profeta. Discípulo e sucessor de Santo Elias e profeta de Israel desde o tempo do rei Jorão até os dias de Joás.

São Fortunato de Nápoles, Bispo (†séc. IV). Preservou sua diocese da heresia ariana, proclamando o quanto pôde a divindade de Jesus Cristo.

Santos Valério e Rufino, mártires (†séc. IV). Decapitados perto de Soissons, França, por difundir o Evangelho.

São Metódio, Bispo (†847). De origem siciliana, foi monge na Ilha de Quios, Grécia, e mais tarde Patriarca de Constantinopla. Dirigiu-se a Roma para defender o culto aos ícones sagrados.

Santo Anastásio, São Félix e Santa Digna (†853). Mártires em Córdoba, Espanha. Santo Anastásio, sacerdote, foi morto por ter professado sua Fé ante os mouros; São Félix, monge, por ter pregado o Evangelho na região das Astúrias; e Santa Digna, adolescente, por ter protestado contra a morte dos dois.

Beata Francisca de Paula de Jesus (†1895). Filha e neta de escravos do Estado de Minas Gerais, Brasil, que tendo ficado órfã aos dez anos, dedicou toda a sua vida à oração e ao serviço dos mais necessitados.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de junho de 2024

Memória de Santo Irineu Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória....

27 de junho de 2024

Quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

26 de junho de 2024

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever