14 de junho de 2025

Sábado da 10ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Cor 5,14-21

Irmãos, 14o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos e que, logo, todos morreram. 15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. 18E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19Com efeito, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, não imputando aos homens as suas faltas e colocando em nós a palavra da reconciliação. 20Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 9Não fica sempre repetindo as suas queixas, *nem guarda eternamente o seu rancor. R.

11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, *tanto é grande o seu amor aos que o temem; 12quanto dista o nascente do poente, *tanto afasta para longe nossos crimes. R.

Evangelho: Mt 5,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’ sim e o vosso ‘não’ não. Tudo o que for além disso vem do maligno”.


Santos em destaque

Santo Eliseu, profeta. Discípulo e sucessor de Santo Elias e profeta de Israel desde o tempo do rei Jorão até os dias de Joás.

São Fortunato de Nápoles, Bispo (†séc. IV). Preservou sua diocese da heresia ariana, proclamando o quanto pôde a divindade de Jesus Cristo.

Santos Valério e Rufino, mártires (†séc. IV). Decapitados perto de Soissons, França, por difundir o Evangelho.

São Metódio, Bispo (†847). De origem siciliana, foi monge na Ilha de Quios, Grécia, e mais tarde Patriarca de Constantinopla. Dirigiu-se a Roma para defender o culto aos ícones sagrados.

Santo Anastásio, São Félix e Santa Digna (†853). Mártires em Córdoba, Espanha. Santo Anastásio, sacerdote, foi morto por ter professado sua Fé ante os mouros; São Félix, monge, por ter pregado o Evangelho na região das Astúrias; e Santa Digna, adolescente, por ter protestado contra a morte dos dois.

Beata Francisca de Paula de Jesus (†1895). Filha e neta de escravos do Estado de Minas Gerais, Brasil, que tendo ficado órfã aos dez anos, dedicou toda a sua vida à oração e ao serviço dos mais necessitados.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de junho de 2025

Domingo da 12ª semana do Tempo Comum Leituras da...

21 de junho de 2025

Memória de São Luís Gonzaga São Luís Gonzaga, (†1591). Religioso...

20 de junho de 2025

Sexta-feira da 11ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever