13 de junho de 2024

Memória de Santo Antônio de Pádua

Presbítero e Doutor da Igreja (†1231 Pádua – Itália). Combateu com heroica resolução os albigenses sendo, por isso, conhecido como “o martelo dos hereges”. Nasceu em Lisboa e exerceu seu apostolado em Pádua, onde faleceu.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 18,41-46

Naqueles dias, 41Elias disse a Acab: “Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de muita chuva”. 42Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos. 43E disse ao seu servo: “Sobe e observa na direção do mar”. Ele subiu, observou e disse: “Não há nada”. Elias disse-lhe de novo: “Volta sete vezes”. 44À sétima vez o servo disse: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem”. Então Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha”. 45Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael. 46A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael.

Salmo responsorial: Sl 64(65),10abcd.10e-11.12-13 (R. 2a)

R. Ó Senhor que o povo vos louve em Sião!

10aVisitais a nossa terra com as chuvas, *be transborda de fartura. cRios de Deus que vêm do céu derramam águas, *de preparais o nosso trigo. R.

eÉ assim que preparais a nossa terra: *11vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis *e abençoais as sementeiras. R.

12O ano todo coroais com vossos dons, †os vossos passos são fecundos; *transborda a fartura onde passais. 13Brotam pastos no deserto *as colinas se enfeitam de alegria. R.

Evangelho: Mt 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


Santos em destaque

Santo Eulógio, Bispo (†c. 607). Patriarca de Alexandria, combateu vigorosamente as heresias de seu tempo, sobretudo o monofisismo.

São Ramberto, mártir (†680). Cavaleiro da alta nobreza, encarcerado e assassinado nas proximidades de Lyon por ordem de Ebroíno, mestre do palácio do rei da Nêustria.

São Fândila, presbítero e monge (†853). Decapitado em Córdoba, Espanha, no tempo do rei Mohamed I.

Santos Agostinho Phan Viet Huy e Nicolau Bui Viet The, mártires (†1839). Militares do exército vietnamita, executados pelo “crime” de serem cristãos.

Beato Gerardo (†1138). Irmão de São Bernardo e monge, como ele, em Claraval, França. Brilhou por sua grande  inteligência e discernimento espiritual, apesar da escassa cultura que possuía.

Beata Maria Ana Biernacka, mãe de família e mártir (†1943). Ofereceu-se para ser presa, substituindo sua nora Ana que estava para dar à luz. Foi fuzilada em Naumowicze, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de junho de 2024

Memória de Santo Irineu Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória....

27 de junho de 2024

Quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

26 de junho de 2024

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever