14 de novembro de 2024

Quinta-feira da 32ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Fm 1,7-20

Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

Salmo responsorial: Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R. 5a)

R. Feliz quem se apoia no Deus de Jacó! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia

7O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; †ele dá alimento aos famintos, *é o Senhor quem liberta os cativos. R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos, +o Senhor faz erguer-se o caído, *o Senhor ama aquele que é justo. 9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro; R.

bE ele quem ampara a viúva e o órfão, *cmas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre! †Ó Sião, o teu Deus reinará *para sempre e por todos os séculos! R.

Evangelho: Lc 17,20-25

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.


Santos em destaque

São Rufo, Bispo (†séc .IV). Primeiro chefe da comunidade católica de Avignon, França.

Santo Hipácio, Bispo e mártir (†séc. IV) Em Gangra, na atual Turquia, foi lapidado por hereges novacianos.

São Lourenço O’Toole, Bispo (†1180). Arcebispo de Dublim, Irlanda, reformou a disciplina eclesiástica e empenhou-se em obter a concórdia entre os príncipes.

São Siardo, abade (†1230). Na abadia premonstratense de Mariengarde, Holanda, distinguiu-se pela exemplar observância da Regra e generosidade para com os pobres.

São Serapião, religioso e mártir (†1240). Abandonando a carreira militar, fez-se religioso mercedário, dedicando-se à libertação dos prisioneiros cristãos. Foi crucificado e esquartejado na Argélia, África.

Santos Nicolau Tavelic, Deusdado Aribert, Estevão de Cúneo e Pedro de Narbona, sacerdotes e mártires (†1391). Religiosos franciscanos queimados vivos pelos sarracenos em Jerusalém, onde pregavam a fé católica.

Santo Estêvão Teodoro Cuénot, Bispo e mártir (†1861). Sofreu o martírio no Vietnã, após 25 anos de atividade apostólica nesse país.

Beato João Liccio, presbítero (†1511). Religioso dominicano, destacou-se por sua infatigável caridade com o próximo, pelo empenho na propagação do Santo Rosário e observância da Regra. Faleceu em Caccamo, Itália, aos 111 anos.

Beata Maria Teresa de Jesus, virgem (†1889). Fundou em Montevarchi, Itália, o Instituto das Irmãs de Nossa Senhora do Carmo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever