Quinta-feira da 32ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Fm 1,7-20
Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.
Salmo responsorial: Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R. 5a)
R. Feliz quem se apoia no Deus de Jacó! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia
7O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; †ele dá alimento aos famintos, *é o Senhor quem liberta os cativos. R.
8O Senhor abre os olhos aos cegos, +o Senhor faz erguer-se o caído, *o Senhor ama aquele que é justo. 9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro; R.
bE ele quem ampara a viúva e o órfão, *cmas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre! †Ó Sião, o teu Deus reinará *para sempre e por todos os séculos! R.
Evangelho: Lc 17,20-25
Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
Santos em destaque
São Rufo, Bispo (†séc .IV). Primeiro chefe da comunidade católica de Avignon, França.
Santo Hipácio, Bispo e mártir (†séc. IV) Em Gangra, na atual Turquia, foi lapidado por hereges novacianos.
São Lourenço O’Toole, Bispo (†1180). Arcebispo de Dublim, Irlanda, reformou a disciplina eclesiástica e empenhou-se em obter a concórdia entre os príncipes.
São Siardo, abade (†1230). Na abadia premonstratense de Mariengarde, Holanda, distinguiu-se pela exemplar observância da Regra e generosidade para com os pobres.
São Serapião, religioso e mártir (†1240). Abandonando a carreira militar, fez-se religioso mercedário, dedicando-se à libertação dos prisioneiros cristãos. Foi crucificado e esquartejado na Argélia, África.
Santos Nicolau Tavelic, Deusdado Aribert, Estevão de Cúneo e Pedro de Narbona, sacerdotes e mártires (†1391). Religiosos franciscanos queimados vivos pelos sarracenos em Jerusalém, onde pregavam a fé católica.
Santo Estêvão Teodoro Cuénot, Bispo e mártir (†1861). Sofreu o martírio no Vietnã, após 25 anos de atividade apostólica nesse país.
Beato João Liccio, presbítero (†1511). Religioso dominicano, destacou-se por sua infatigável caridade com o próximo, pelo empenho na propagação do Santo Rosário e observância da Regra. Faleceu em Caccamo, Itália, aos 111 anos.
Beata Maria Teresa de Jesus, virgem (†1889). Fundou em Montevarchi, Itália, o Instituto das Irmãs de Nossa Senhora do Carmo.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online