15 de setembro de 2024

Domingo da 24ª semana do Tempo Comum

Hoje, omite-se a Memória de Bem-aventurada Virgem Maria das Dores.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 50,5-9a

5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

Salmo responsorial: Sl 114(115),1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)

R. Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Eu amo o Senhor, porque ouve *o grito da minha oração. 2Inclinou para mim seu ouvido, *no dia em que eu o invoquei. R.

3Prendiam-me as cordas da morte, †apertavam-me os laços do abismo; *invadiam-me angústia e tristeza: 4eu então invoquei o Senhor *”Salvai, ó Senhor, minha vida!” R.

5O Senhor é justiça e bondade, *nosso Deus é amor-compaixão. 6É o Senhor quem defende os humildes: *eu estava oprimido, e salvou-me. R.

8Libertou minha vida da morte, †enxugou de meus olhos o pranto *e livrou os meus pés do tropeço. 9Andarei na presença de Deus, *junto a ele na terra dos vivos. R.

Segunda leitura: Tg 2,14-18

14Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

 Evangelho: Mc 8,27-35

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem  dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.


Santos em destaque

Nossa Senhora das Dores. De acordo com a profecia de Simeão, uma espada de dor transpassou o Coração de Nossa Senhora, quando Ela presenciou a Paixão de seu divino Filho. Cada sofrimento d’Ele repercutia dolorosamente no Coração da Santíssima Virgem. E Ela permaneceu firme, de pé, junto à Cruz, participando até o fim do suplício de Jesus.

Santo Émila, mártir (†852). Jovem diácono decapitado durante a perseguição moura em Córdoba.

Santa Catarina Fieschi, viúva (†1510). Sob seu impulso foi fundada a Fraternidade do Divino Amor, para reforma dos costumes do clero e dos leigos.

Beato Rolando de Médicis, eremita (†1386). Viveu num bosque onde, por vinte e seis anos, observou estrito silêncio, numa vida extremamente austera.

Beato Camilo Costanzo, presbítero e mártir (†1622). Jesuíta italiano queimado vivo durante a perseguição no Japão. Mesmo na fogueira, não cessou de pregar a Fé em Cristo.

Beatos João Batista e Jacinto dos Anjos, mártires (†1700). Indígenas zapotecas, artirizados em Santo Domingo Xagacia (México) por serem catequistas e recusarem a adorar os ídolos pagãos.

Beato Antônio Maria Schwartz, presbítero (†1929).Fundou em Viena a Congregação dos Operários Cristãos de São José de Calasanz.

Beato Ladislau Miegon, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês deportado para o campo de concentração de Dachau, onde morreu.

Beato Paulo Manna, presbítero (†1952). Sacerdote do Instituto Pontifício para as Missões Estrangeiras que, deixando a ação missionária na Birmânia por causa da sua debilitada saúde, trabalhou na evangelização na Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever