16 de agosto de 2025

Sábado da 19ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Estêvão da Hungria, Rei (†1038 Székesfehérvár – Hungria). Marido da Beata Gisela e pai de Santo Emerico. Empenhou-se na evangelização de seu reino. Governou com justiça e paz, procurando sempre a unidade. Fundou numerosos mosteiros, que logo se tornaram grandes centros missionários.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Js 24,14-29

Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14“Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito, e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. 16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.

Salmo responsorial: Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.11 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança!

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †2aDigo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. 5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *meu destino está seguro em vossas mãos! R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *e até de noite me adverte o coração. 8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †junto a vós, felicidade sem limites, *delícia eterna e alegria ao vosso lado! R.

Evangelho: Mt 19,13-15

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.


Santos em destaque

São Teodoro, Bispo (†séc. IV). Seguindo o exemplo de Santo Ambrósio, defendeu a Fé Católica contra o arianismo, na sua Diocese de Valais, Suíça.

Santo Arsácio, eremita (†358). Abandonou o exército romano para dedicar-se à vida de oração e penitência.

São Roque, peregrino (†c.1379). Nascido na França, peregrinou pela Itália cuidando dos afetados pela peste. De origem nobre, despojou-se de suas riquezas para atender os afligidos pela peste. Morreu encarcerado injustamente em Montpellier, sua terra natal.

Santa Rosa Fan Hui, virgem e mártir (†1900). Durante a perseguição dos boxers, na China, sofreu inúmeras torturas e foi lançada ao rio quando ainda agonizava.

Beato João de Santa Marta, presbítero e mártir (†1618). Franciscano espanhol decapitado em Kioto, Japão, após três anos de indizíveis.

Beata Petra de São José, virgem (†1906). Fundou em Málaga, Espanha, a Congregação das Irmãs Mães dos Desamparados e São José da Montanha. sofrimentos num cárcere.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

t=”São Roque” link=”file” ids=”9605,9604,9603,9602,9601,9600″]

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

3 de setembro de 2025

Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da...

2 de setembro de 2025

Terça-feira da 22ª semana do Tempo Comum Leituras da...

1 de setembro de 2025

Segunda-feira da 22ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever