Sábado da 19ª semana do Tempo Comum
Em Portugal memória de Santa Beatriz da Silva, virgem (†1490). Nobre dama portuguesa da corte rainha da Espanha. Almejando levar uma vida de perfeição, recolheu-se num mosteiro dominicano. Depois fundou a Ordem das Concepcionistas.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Ez 18,1-10.13b.30-32
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ 3Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar, é que deve morrer. 5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá – oráculo do Senhor Deus. 10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 13bporque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte. 30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta – oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”
Salmo responsorial: Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R. 12a)
R. Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
12Criai em mim um coração que seja puro,*dai-me de novo um espírito decidido. 13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,*nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.
14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso! 15Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados. R.
18Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais. 19Meu sacrifício é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido! R.
Evangelho: Mt 19,13-15
Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.
Santos em destaque
São Mamede de Cesareia, mártir (†273/274). Humilde pastor da Capadócia, atual Turquia, morto durante a perseguição de Aureliano.
Santo Eusébio, Papa (†310). Durante seu curto pontificado de quatro meses, deu valoroso testemunho de Cristo. Morreu na Sicília, para onde fora deportado pelo imperador.
Santa Clara da Cruz, virgem (†1308). Abadessa do Mosteiro agostiniano da Santa Cruz, de Montefalco, Itália, distinguiu-se por seu extremo amor à Paixão de Nosso Senhor.
Santa Joana Delanoue, virgem (†1736). Movida pela caridade, recolhia em sua casa órfãos, mendigos e anciãos. Fundou em Saumur, França, o Instituto das Irmãs de Santa Ana da Providência.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens