18 de agosto de 2022

Quinta-feira da 20ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 36,23-28

Assim fala o Senhor: 23“Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países e vos conduzirei para a vossa terra. 25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”.

Salmo responsorial: Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R. Ez 36,25)

R. Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.

Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados. R.

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido! R.

Evangelho: Mt 22,1-14

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.


Santos em destaque

Santos Mártires da Massa Cândida (†séc. III/IV). Cristãos mortos numa fornalha em Útica, na atual Tunísia, durante as perseguições de Valeriano e Galieno. São assim conhecidos por terem seus restos mortais constituído uma alvíssima massa.

Santa Helena, viúva (†329). Mãe do imperador Constantino, convertida ao cristianismo, levou uma vida de edificante caridade. De uma viagem sua à Palestina trouxe várias relíquias, entre as quais, segundo a tradição, a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Macário, abade (†850). Hegumeno do mosteiro de Pelecete, na Bitínia, atual Turquia, defensor das sagradas imagens.

Santo Alberto Hurtado Cruchaga, presbítero (†1952). Sacerdote jesuíta que fundou, em Santiago do Chile, o Lar de Cristo.

Beato Reinaldo de Concorezzo, Bispo (†1321). Governou com zelo, prudência e caridade a diocese de Ravena, Itália.

Beata Paula Montaldi, virgem (†1514). Abadessa do mosteiro de clarissas de Mântua, Itália, distinguiu-se pela devoção à Paixão de Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior17 de agosto de 2022
Próximo artigo19 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior17 de agosto de 2022
Próximo artigo19 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever