19 de agosto de 2023

Sexta-feira da 20ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São João Eudes, presbítero (†1680 Caen – França). Durante muitos anos pregou missões populares em diversas paróquias. Foi muito perseguido pelos jansenistas. Fundador dos Padres Eudistas, missionários, e da Obra de Nossa Senhora da Caridade que se tornou o Instituto do Bom Pastor de Angers, para recuperar moças extraviadas. Foi o grande propagador do culto aos Corações de Jesus e Maria.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Js 24,14-29

Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14“Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito, e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. 16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”. 19Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. 20Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará, depois de vos ter tratado bem”. 21O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. 22Josué então disse ao povo: “Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para servi-lo”. E eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!” 23“Sendo assim”, disse Josué, “tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”. 24O povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e seremos obedientes aos seus preceitos”. 25Naquele dia, Josué estabeleceu uma aliança com o povo, e lhes propôs preceitos e leis em Siquém. 26Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus. A seguir, tomou uma grande pedra e levantou-a ali, debaixo do carvalho que havia no santuário do Senhor. 27Então Josué disse a todo o povo: “Esta pedra que estás vendo servirá de testemunha contra vós, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor vos disse, para que depois não possais renegar o Senhor, vosso Deus”. 28Em seguida, Josué despediu o povo, para que fosse cada um para suas terras. 29Depois desses acontecimentos, morreu Josué, filho de Nun, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos.

Salmo responsorial: Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.11 (R. cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança!

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †2aDigo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. 5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *meu destino está seguro em vossas mãos! R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *e até de noite me adverte o coração. 8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †junto a vós, felicidade sem limites, *delícia eterna e alegria ao vosso lado! R.

Evangelho: Mt 19,13-15

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.


Santos em destaque

São Sisto III, Papa (†440). Combateu as heresias de Pelágio e Nestório. Distribuiu recursos para a construção de novas igrejas, particularmente a Basílica de Santa Maria Maior.

São Bartolomeu de Simeri, abade (†1130). Eremita nas proximidades do maciço de Sila, Itália. Inspirado por Nossa Senhora, acolheu muitos discípulos e edificou o mosteiro de Santa Maria Nuova Odigitria.

São Luís de Anjou, Bispo (†1297). Sobrinho do rei São Luís IX, elevado à sede episcopal de Toulouse, França, após abraçar a vocação franciscana. Faleceu aos vinte e três anos de idade.

Santo Ezequiel Moreno Díaz, Bispo (†1906). Religioso agostiniano espanhol, missionário nas Ilhas Filipinas e mais tarde Bispo de Pasto, Colômbia. Foi apresentado como modelo de Evangelizador pelo Papa João Paulo II.

Beato Jordão de Pisa, presbítero (†c. de 1311). Religioso dominicano de origem florentina, professor de Teologia em Paris. Soube expor em linguagem popular a mais elevada doutrina.

Beatos Luís Flores e Pedro de Zúñiga, presbíteros, e companheiros, mártires (†1622). Foram presos, torturados e martirizados ao desembarcarem no porto de Nagasaki, Japão.

Beato Hugo Green, presbítero e mártir (†1642). Sacerdote católico executado em Dorchester, Inglaterra, no reinado de Carlos I.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever