19 de agosto de 2022

Sexta-feira da 20ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São João Eudes, presbítero (†1680 Caen – França). Durante muitos anos pregou missões populares em diversas paróquias. Foi muito perseguido pelos jansenistas. Fundador dos Padres Eudistas, missionários, e da Obra de Nossa Senhora da Caridade que se tornou o Instituto do Bom Pastor de Angers, para recuperar moças extraviadas. Foi o grande propagador do culto aos Corações de Jesus e Maria.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 37,1-14

Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e, por seu espírito, ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos, 2e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. 6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”. 7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor e, logo, um estrondo quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida. 9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’ 12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais, e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”.

Salmo responsorial: Sl 106(107),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 1)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Que o digam os libertos do Senhor, *que da mão dos opressores os salvou e de todas as nações os reuniu, *do Oriente, Ocidente, Norte e Sul. R.

Uns vagavam, no deserto, extraviados, *sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, *e sua vida ia aos poucos definhando. R.

Mas gritaram ao Senhor na aflição, *e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu *para chegarem à cidade onde morar. R.

Agradeçam ao Senhor por seu amor *e por suas maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede * e os famintos saciou com muitos bens! R.

Evangelho: Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.


Santos em destaque

São Sisto III, Papa (†440). Combateu as heresias de Pelágio e Nestório. Distribuiu recursos para a construção de novas igrejas, particularmente a Basílica de Santa Maria Maior.

São Bartolomeu de Simeri, abade (†1130). Eremita nas proximidades do maciço de Sila, Itália. Inspirado por Nossa Senhora, acolheu muitos discípulos e edificou o mosteiro de Santa Maria Nuova Odigitria.

São Luís de Anjou, Bispo (†1297). Sobrinho do rei São Luís IX, elevado à sede episcopal de Toulouse, França, após abraçar a vocação franciscana. Faleceu aos vinte e três anos de idade.

Santo Ezequiel Moreno Díaz, Bispo (†1906). Religioso agostiniano espanhol, missionário nas Ilhas Filipinas e mais tarde Bispo de Pasto, Colômbia. Foi apresentado como modelo de Evangelizador pelo Papa João Paulo II.

Beato Jordão de Pisa, presbítero (†c. de 1311). Religioso dominicano de origem florentina, professor de Teologia em Paris. Soube expor em linguagem popular a mais elevada doutrina.

Beatos Luís Flores e Pedro de Zúñiga, presbíteros, e companheiros, mártires (†1622). Foram presos, torturados e martirizados ao desembarcarem no porto de Nagasaki, Japão.

Beato Hugo Green, presbítero e mártir (†1642). Sacerdote católico executado em Dorchester, Inglaterra, no reinado de Carlos I.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior18 de agosto de 2022
Próximo artigo20 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior18 de agosto de 2022
Próximo artigo20 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever