20 de agosto de 2022

Memória de Bernardo de Claraval

São Bernardo de Claraval, abade e Doutor da Igreja (†1153 Langres – França). Com trinta amigos e parentes, entrou para o mosteiro de Cister. Fundou o mosteiro de Claraval, do qual foi o primeiro abade, e outros sessenta e sete em diversos países. Deu tal impulso à Ordem Cisterciense, que é considerado seu segundo fundador. Consultado por papas e reis, interveio como pacificador em vários conflitos.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 43,1-7a

1O homem conduziu-me até a porta da casa do Senhor que dá para o nascente, 2e eu vi a glória do Deus de Israel, vinda do oriente; um ruído a acompanhava, semelhante ao ruído de águas caudalosas, e a terra brilhava com a sua glória. 3A visão era idêntica à visão que tive quando ele veio destruir a cidade, bem como à visão que tive junto ao rio Cobar; e eu caí com o rosto no chão. 4A glória do Senhor entrou no templo pela porta que dá para o nascente. 5Então, o espírito raptou-me e me levou para dentro do pátio interno, e eu vi que o templo ficou cheio da glória do Senhor. 6Ouvi alguém falando-me de dentro do templo, enquanto o homem esteve de pé junto a mim. 7Ele me disse: “Filho do homem, este é o lugar do meu trono, é o lugar em que coloco a planta dos meus pés, o lugar onde habitarei para sempre no meio dos israelitas”.

Salmo responsorial: Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14 (R. cf 10b)

R. A glória do Senhor habitará em nossa terra.

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: *é a paz que ele vai anunciar; Está perto a salvação dos que o temem, *e a glória habitará em nossa terra. R.

A verdade e o amor se encontrarão, *a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, *e a justiça olhará dos altos céus. R.

O Senhor nos dará tudo o que é bom, *e a nossa terra nos dará suas colheitas; justiça andará na sua frente *e a salvação há de seguir os passos seus. R.

Evangelho: Mt 23,1-12

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.


Santos em destaque

São Samuel, profeta. Chamado por Deus ainda criança, foi juiz de Israel. Ungiu Saul como rei de seu povo e, sendo este infiel, ungiu Davi, de cuja descendência nasceu o Salvador.

São Máximo, monge (†séc. V). Discípulo de São Martinho de Tours, foi monge na Abadia de Île-Barbe, em Lyon, França. De lá saiu para fundar um mosteiro perto de Chinon, onde passou o resto de sua vida.

São Filiberto, abade (†c. 684). Fundou e dirigiu as abadias de Jumièges e Noirmoutier, na França.

São Bernardo Tolomei, abade (†1348). Fundador da Congregação Beneditina Olivetana, dirigiu-se a Siena, Itália, para assistir a seus monges durante uma epidemia de peste e morreu desta enfermidade.

Santa Maria Mattias, virgem (†1866). Discípula de São Gaspar de Búffalo, fundou em Roma a Congregação das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue de Cristo.

Beata Maria Climent Mateu, virgem e mártir (†1936). Terciária franciscana dedicada ao apostolado secular, fuzilada durante a Guerra Civil Espanhola.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior19 de agosto de 2022
Próximo artigo21 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior19 de agosto de 2022
Próximo artigo21 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever