17 de julho de 2025

Memória do Beato Inácio de Azevedo e companheiros, mártires. 

Em 1570 viajava para o Brasil um numeroso grupo de jesuítas, liderados pelo Beato Inácio de Azevedo. Naquela época, as águas do Atlântico estavam infestadas de piratas protestantes, que atacaram a nau dos religiosos perto das Ilhas Canárias, sendo todos massacrados. São venerados como “Os Quarenta Mártires do Brasil”.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 3,13-20

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?” 14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós'”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel. 18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos que ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’. 19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

Salmo responsorial: Sl 104(105),1 e 5.8-9.24-25.26-27 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *anunciai entre as nações seus grandes feitos! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, *promulgada a incontáveis gerações; 9da Aliança que ele fez com Abraão, *e do seu santo juramento a Isaac. R.

24Deus deu um grande crescimento a seu povo *e o fez mais forte que os próprios opressores. 25Ele mudou seus corações para odiá-lo, *e trataram com má-fé seus servidores. R.

26Então mandou Moisés, seu mensageiro, *e igualmente Aarão, seu escolhido; 27por meio deles realizou muitos prodígios *e, na terra do Egito, maravilhas. R.

Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


Santos em destaque

Santas Justa e Rufina, virgens e mártires (†c. 287). Irmãs sevilhanas presas e submetidas a cruéis suplícios por ordem do governador Diogeniano.

Santa Marcelina, virgem (†séc. IV). Irmã de Santo Ambrósio, recebeu o véu das virgens na Basílica de São Pedro, das mãos do Papa Libério.

São Leão IV, Papa (†855). Defensor da justiça e apologista do primado de Pedro.

Santo André, eremita (†1031). Foi para a Hungria a pedido do rei Santo Estêvão e levou uma vida de extrema austeridade, nas proximidades dos Montes Cárpatos.

Santa Edwiges, rainha (†1399). Filha dos soberanos da Polônia, casou-se com o rei da Lituânia. Levou a fé católica à Lituânia, convertendo o marido e todo o povo.

Beatas Teresa de Santo Agostinho e quinze companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas do Carmelo de Compiègne, guilhotinadas durante a Revolução Francesa.

Beato Paulo Gojdich, Bispo e mártir (†1960). Sendo ordinário da Eparquia de Presov, na Eslováquia, foi jogado na prisão, onde morreu depois de sofrer atrozes torturas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

10 de julho de 2025

Quinta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Leituras da...

9 de julho de 2025

Memória de Santa Paulina Nascida na Itália, mudou-se para o...

8 de julho de 2025

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever