18 de agosto de 2025

Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jz 2,11-19

Naqueles dias, 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor. 13Afastaram-se do Senhor para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso, acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores, que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema. 16Então, o Senhor mandou-lhes juízes que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles. 18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.

Salmo responsorial: Sl 105(106),34-35.36-37.39-40.43ab e 44 (R. 4a)

R. Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

34Não quiseram suprimir aqueles povos, *que o Senhor tinha mandado exterminar; 35misturaram-se, então, com os pagãos, *e aprenderam seus costumes depravados. R.

36Aos ídolos pagãos prestaram culto, *que se tornaram armadilha para eles; 37pois imolaram até mesmo os próprios filhos, *sacrificaram suas filhas aos demônios. R.

39Contaminaram-se com suas próprias obras, *prostituíram-se em crimes incontáveis. 40Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, *e o Senhor abominou a sua herança. R.

43abQuantas vezes o Senhor os libertou! *Eles, porém, por malvadez o provocavam.  44Mas o Senhor tinha piedade do seu povo, *quando ouvia o seu grito na aflição. R.

Evangelho: Mt 19,16-22

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.


Santos em destaque

Santos Mártires da Massa Cândida (†séc. III/IV). Cristãos mortos numa fornalha em Útica, na atual Tunísia, durante as perseguições de Valeriano e Galieno. São assim conhecidos por terem seus restos mortais constituído uma alvíssima massa.

Santa Helena, viúva (†329). Mãe do imperador Constantino, convertida ao cristianismo, levou uma vida de edificante caridade. De uma viagem sua à Palestina trouxe várias relíquias, entre as quais, segundo a tradição, a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Macário, abade (†850). Hegumeno do mosteiro de Pelecete, na Bitínia, atual Turquia, defensor das sagradas imagens.

Santo Alberto Hurtado Cruchaga, presbítero (†1952). Sacerdote jesuíta que fundou, em Santiago do Chile, o Lar de Cristo.

Beato Reinaldo de Concorezzo, Bispo (†1321). Governou com zelo, prudência e caridade a diocese de Ravena, Itália.

Beata Paula Montaldi, virgem (†1514). Abadessa do mosteiro de clarissas de Mântua, Itália, distinguiu-se pela devoção à Paixão de Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

11 de agosto de 2025

Memória de Santa Clara Virgem (†1253). Pertencente a nobre família,...

10 de agosto de 2025

Domingo da 19ª semana do Tempo Comum Hoje, omite-se a...

9 de agosto de 2025

Sábado da 18ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever