19 de setembro de 2022

Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Januário, Bispo e mártir (†305). Martirizado em Pozzuoli (Itália). Seu sangue, conservado na Catedral de Nápoles, se liquefaz milagrosamente, quatro vezes ao ano.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Pr 3,27-34

Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.

Salmo responsorial: Sl 14(15),1a-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1b)

R. O justo habitará no monte santo do Senhor.

1a“Senhor quem entrará em vossa casa?” † 2Aquele que caminha sem pecado *e pratica a justiça fielmente; 3aque pensa a verdade no seu íntimo *be não solta em calúnias sua língua. R.

cQue em nada prejudica o seu irmão, dnem cobre de insultos seu vizinho; 4aque não dá valor algum ao homem ímpio, *bmas honra os que respeitam o Senhor. R.

5não empresta o seu dinheiro com usura, †nem se deixa subornar contra o inocente. *Jamais vacilará quem vive assim! R.

Evangelho: Lc 8,16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.


Santos em destaque

São Mariano, eremita (†s. VI). Oriundo de honrada família de Bourges, França, abandonou o mundo para tornar-se eremita em Berry. Alimentava-se apenas de frutas silvestres e de mel.

São Teodoro, Bispo (†690). Tinha quase 70 anos quando o Papa São Vitaliano o nomeou Bispo de Cantuária, Inglaterra.

Santa Pomposa, virgem e mártir (†853). Decapitada em Córdoba (Espanha) durante a perseguição movida pelos mouros contra os cristãos.

Santa Maria de Cervelló, virgem (†1290). Primeira religiosa mercedária. Incansável na assistência aos pobres e enfermos, ficou conhecida como Maria do Socorro.

São Carlos Hyon Sŏng-mun mártir (†1846). Catequista que muito trabalhou para a entrada de missionários na Coréia. Foi preso e decapitado junto com outros cristãos.

Santa Maria Emilia de Rodat, fundadora (†1852). Fundou em Villefranche, França, a Congregação da Sagrada Família, para a formação da juventude. Era grande devota da Santa Missa e da Via Sacra. Combateu o espírito jansenista que, com ares de humildade, pregava a escassa procura dos sacramentos.

Beata Francisca Cualladó Baixauli, virgem e mártir (†1936). Simples costureira, recitava o Rosário e participava da Eucaristia diariamente. Foi fuzilada em Benifaiós (Espanha).

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior18 de setembro de 2022
Próximo artigo20 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior18 de setembro de 2022
Próximo artigo20 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever