Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de São Januário, Bispo e mártir (†305). Martirizado em Pozzuoli (Itália). Seu sangue, conservado na Catedral de Nápoles, se liquefaz milagrosamente, quatro vezes ao ano.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Pr 3,27-34
Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.
Salmo responsorial: Sl 14(15),1a-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1b)
R. O justo habitará no monte santo do Senhor.
1a“Senhor quem entrará em vossa casa?” † 2Aquele que caminha sem pecado *e pratica a justiça fielmente; 3aque pensa a verdade no seu íntimo *be não solta em calúnias sua língua. R.
cQue em nada prejudica o seu irmão, dnem cobre de insultos seu vizinho; 4aque não dá valor algum ao homem ímpio, *bmas honra os que respeitam o Senhor. R.
5não empresta o seu dinheiro com usura, †nem se deixa subornar contra o inocente. *Jamais vacilará quem vive assim! R.
Evangelho: Lc 8,16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
Santos em destaque
São Mariano, eremita (†s. VI). Oriundo de honrada família de Bourges, França, abandonou o mundo para tornar-se eremita em Berry. Alimentava-se apenas de frutas silvestres e de mel.
São Teodoro, Bispo (†690). Tinha quase 70 anos quando o Papa São Vitaliano o nomeou Bispo de Cantuária, Inglaterra.
Santa Pomposa, virgem e mártir (†853). Decapitada em Córdoba (Espanha) durante a perseguição movida pelos mouros contra os cristãos.
Santa Maria de Cervelló, virgem (†1290). Primeira religiosa mercedária. Incansável na assistência aos pobres e enfermos, ficou conhecida como Maria do Socorro.
São Carlos Hyon Sŏng-mun mártir (†1846). Catequista que muito trabalhou para a entrada de missionários na Coréia. Foi preso e decapitado junto com outros cristãos.
Santa Maria Emilia de Rodat, fundadora (†1852). Fundou em Villefranche, França, a Congregação da Sagrada Família, para a formação da juventude. Era grande devota da Santa Missa e da Via Sacra. Combateu o espírito jansenista que, com ares de humildade, pregava a escassa procura dos sacramentos.
Beata Francisca Cualladó Baixauli, virgem e mártir (†1936). Simples costureira, recitava o Rosário e participava da Eucaristia diariamente. Foi fuzilada em Benifaiós (Espanha).
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online