Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Esd 1,1-6
1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.
Salmo responsorial: Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a)
R. Maravilhas fez conosco o Senhor!
1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, *parecíamos sonhar; 2aencheu-se de sorriso nossa boca, *bnossos lábios, de canções. R.
cEntre os gentios se dizia: “Maravilhas *dfez com eles o Senhor!” 3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, *exultemos de alegria! R.
4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, *como torrentes no deserto. 5Os que lançam as sementes entre lágrimas, *ceifarão com alegria. R.
6Chorando de tristeza sairão, *espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, *carregando os seus feixes! R.
Evangelho: Lc 8,16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa será dado ainda mais; e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
Santos em destaque
Santos Maurício e companheiros, mártires, séc. III. São Maurício comandava a Legião Tebana, constituída por cristãos. Intimados a sacrificar aos ídolos, recusaram-se, e por isso foram todos mortos a fio de espada.
São Silvano de Levroux, eremita francês, séc. V.
Santa Salaberga, abadessa (†c. 664). Quando criança, foi curada de cegueira por São Columbano que a encaminhou para o serviço de Deus. Foi abadessa do mosteiro de São João Batista de Laon (França).
Santo Emeramo de Ratisbona, Bispo (†690).
Santo Inácio de Santhià (Vercelli), sacerdote (†1770). Frade capuchinho, incansável em atender os pecadores no confessionário e em socorrer os pobres e doentes.
Beato Otão, Bispo (†1158). Religioso cisterciense que nunca deixou de usar o hábito monacal, mesmo depois de eleito bispo de Freising, Alemanha. Adotou a reforma gregoriana.
Beato José Marchandon, presbítero e mártir (†1794). Pároco de Marsac, França, preso durante a Revolução Francesa numa embarcação em Rochefort, onde adoeceu e morreu de fome.
Beato Vicente Sicluna Hernández, presbítero e mártir (†1936). Zeloso sacerdote da cidade de Navarrés, que não quis abandonar os fiéis durante as perseguições da Guerra Civil Espanhola.
Beata Maria da Purificação Vidal Pastor, virgem e mártir (†1936). Católica fervorosa, sobressaía-se pelo cuidado aos enfermos e assiduidade nas cerimônias religiosas. Durante as perseguições da Guerra Civil Espanhola, foi presa, assassinada na estrada de Corbera, Valência, e sepultada quando ainda agonizava.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online