21 de setembro de 2023

Festa de São Mateus

São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Rico cobrador de impostos, deixou todos os seus interesses mundanos para seguir o Divino Mestre com entusiasmo. Segundo a tradição, pregou na Palestina e depois na Etiópia, onde recebeu a palma do martírio.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 4,1-7.11-13

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Salmo responsorial: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos; 3o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. R.

Evangelho: Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


Santos em destaque

São Jonas, profeta. Um livro do Antigo Testamento traz o seu nome. Sua célebre saída do ventre da baleia é narrada no Evangelho como um símbolo da Ressurreição de Cristo.

São Quadrato (séc. II). Discípulo dos Apóstolos e primeiro apologista.

São Castor de Apt, Bispo (†c. 426). Desejoso de explicar a sublimidade da vida monástica aos monges de um cenóbio sob sua jurisdição, na Provença, recorreu a São
João Cassiano e este, a seu pedido, redigiu as célebres “Conferências”sobre os ascetas do Egito.

São Cadoc, abade (†séc.VI). Superior do mosteiro de Llancarfan, País de Gales. Muitos mosteiros foram fundados em seu nome na Cornualha, Inglaterra, e na Bretanha Menor, França.

Santa Maura, virgem (†850). Nobre francesa que por suas orações e seu exemplo alcançou a conversão do pai. Incentivou o irmão ao sacerdócio e despojou-se de suas riquezas no auxílio à Igreja.

Beato Marcos de Módena Scalabrini, presbítero (†1498). Religioso dominicano falecido em Pesaro, Itália. Pregador de uma persuasiva eloquência, reconduziu ao bom caminho muitas almas transviadas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

19 de abril de 2024

Sexta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever