22 de setembro de 2023

Sexta-feira da 24ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Tm 6,2c-12

Caríssimo, 2censina e recomenda estas coisas. 3Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de Nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, 5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade que fazem da piedade assunto de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos. 9Os que desejam enriquecer, caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, 10porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos. 11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.

Salmo responsorial: Sl 48(49),6-7.8-10.17-18.19-20 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

6Por que temer os dias maus e infelizes, *quando a malícia dos perversos me circunda? 7Por que temer os que confiam nas riquezas *e se gloriam na abundância de seus bens? R.

8Ninguém se livra de sua morte por dinheiro *nem a Deus pode pagar o seu resgate. 9A isenção da própria morte não tem preço; *não há riqueza que a possa adquirir, 10nem dar ao homem uma vida sem limites *e garantir-lhe uma existência imortal. R.

17Não te inquietes, quando um homem fica rico *e aumenta a opulência de sua casa;18pois ao morrer não levará nada consigo, *nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. R.

19Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: *”Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” 20Mas vai-se ele para junto de seus pais, *que nunca mais e nunca mais verão a luz! R.

Evangelho: Lc 8,1-3

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos
com os bens que possuíam.


Santos em destaque

Santos Maurício e companheiros, mártires, séc. III. São Maurício comandava a Legião Tebana, constituída por cristãos. Intimados a sacrificar aos ídolos, recusaram-se, e por isso foram todos mortos a fio de espada.

São Silvano de Levroux, eremita francês, séc. V.

Santa Salaberga, abadessa (†c. 664). Quando criança, foi curada de cegueira por São Columbano que a encaminhou para o serviço de Deus. Foi abadessa do mosteiro de São João Batista de Laon (França).

Santo Emeramo de Ratisbona, Bispo (†690).

Santo Inácio de Santhià (Vercelli), sacerdote (†1770). Frade capuchinho, incansável em atender os pecadores no confessionário e em socorrer os pobres e doentes.

Beato Otão, Bispo (†1158). Religioso cisterciense que nunca deixou de usar o hábito monacal, mesmo depois de eleito bispo de Freising, Alemanha. Adotou a reforma gregoriana.

Beato José Marchandon, presbítero e mártir (†1794). Pároco de Marsac, França, preso durante a Revolução Francesa numa embarcação em Rochefort, onde adoeceu e morreu de fome.

Beato Vicente Sicluna Hernández, presbítero e mártir (†1936). Zeloso sacerdote da cidade de Navarrés, que não quis abandonar os fiéis durante as perseguições da Guerra Civil Espanhola.

Beata Maria da Purificação Vidal Pastor, virgem e mártir (†1936). Católica fervorosa, sobressaía-se pelo cuidado aos enfermos e assiduidade nas cerimônias religiosas. Durante as perseguições da Guerra Civil Espanhola, foi presa, assassinada na estrada de Corbera, Valência, e sepultada quando ainda agonizava.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever