23 de setembro de 2022

Memória de São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina, sacerdote (†1968). Memória obrigatória no Brasil, facultativa em Portugal. Da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, extraordinário taumaturgo e apóstolo do sacramento da Confissão.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ecl 3,1-11

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de se separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto, o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

Salmo responsorial: Sl 143(144),1a e 2abc.3-4 (R. 1a)

R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1aBendito seja o Senhor, meu rochedo. 2aEle é meu amor, meu refúgio, *blibertador, fortaleza e abrigo; cÉ meu escudo: é nele que espero, *R.

3Que é o homem, Senhor, para vós? †Por que dele cuidais tanto assim, *e no filho do homem pensais? 4Como o sopro de vento é o homem, *os seus dias são sombra que passa. R.

Evangelho: Lc 9,18-22

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.


Santos em destaque

São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Messias.

São Lino, Papa e Mártir. Foi o segundo Papa da História, escolhido pelo próprio São Pedro.

Santo Adamnano de Iona, presbítero e abade (†704). Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e infatigável defensor da unidade, convenceu muitos escoceses e irlandeses a celebrar a Páscoa segundo o costume romano.

Beata Helena Duglioli, viúva (†1520). Nasceu em Bolonha, Itália. Em sua juventude, quis consagrar-se ao Senhor. Diante da oposição de seus familiares, foi obrigada a casar-se. Após a morte de seu marido, dedicou-se às obras de caridade.

Beatos Cristóvão, Antônio e João, mártires (†1527-1529). Jovens indígenas mortos em Tlaxcala (México), durante a primeira evangelização da América, por ajudarem a propagar a Fé cristã.

Beata Maria Emilia Tavernier, religiosa (†1851). Depois da morte do marido e de seus três filhos, fundou a Congregação das Irmãs da Providência, em Quebec (Canadá), para cuidado de órfãos e doentes mentais.

Beata Bernardina Jablonska, virgem (†1940). Fundadora da Congregação das Irmãs Servas dos Pobres em Cracóvia, Polônia. Foi filha espiritual de Santo Alberto Chmielowski.

Beato José Stanek, presbítero e mártir (†1944). Religioso da Sociedade do Apostolado Católico, preso e enforcado em Varsóvia durante a II Guerra Mundial.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior22 de setembro de 2022
Próximo artigo24 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior22 de setembro de 2022
Próximo artigo24 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever