24 de julho de 2025

Quints-feira da 16ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Charbel Makhluf, presbítero (†1898). Sacerdote da Ordem dos Maronitas. Levou uma vida de suma austeridade, jejum e oração.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 19,1-2.9-11.16-20b

1No dia em que se cumpriam três meses da saída do Egito, Israel chegou ao deserto do Sinai. 2Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou ali suas tendas, defronte da montanha. 9E o Senhor falou a Moisés: “Virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando falar contigo, e creia sempre em ti”. 10Tendo Moisés transmitido ao Senhor as palavras do povo, O Senhor lhe disse: “Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã. Eles devem lavar as suas vestes, 11e estar prontos para o terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai”. 16Quando chegou o terceiro dia, ao raiar da manhã, houve trovões e relâmpagos. Uma nuvem espessa cobriu a montanha, e um fortíssimo som de trombetas se fez ouvir. No acampamento o povo se pôs a tremer. 17Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de Deus, e eles pararam ao pé da montanha. 18Todo o monte Sinai fumegava, pois o Senhor descera sobre ele em meio ao fogo. A fumaça subia como de uma fornalha, e todo o monte tremia violentamente. 19O som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava e o Senhor lhe respondia através do trovão. 20bO Senhor desceu sobre o monte Sinai e chamou Moisés ao cume do monte. E Moisés subiu.

Salmo responsorial: Dn 3,52.53-54.55.56-57 (R. 52b)

R. A vós louvor, honra e glória eternamente!

52Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. *A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

53No templo santo onde refulge a vossa glória. *A vós louvor, honra e glória eternamente! 54E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

55Sede bendito, que sondais as profundezas *A vós louvor, honra e glória eternamente! e superior aos querubins vos assentais. A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

56Sede bendito no celeste firmamento. *A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

 57Obras todas do Senhor, glorificai-o. *A ele louvor, honra e glória eternamente! R.

Evangelho: Mt 13,10-17

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.


Santos em destaque

São Fantino, o Velho (†séc. IV). Cognominado de o Taumaturgo, operou numerosos prodígios em Tauriana, Itália.

Santa Cristina, mártir, séc. IV.

Santa Eufrásia, virgem (†séc. V). Procedendo de uma nobre família senatorial, retirou-se a levar vida eremítica no deserto da
Tebaida, Egito.

Santos Boris e Gleb, mártires (†1015). Filhos de São Vladimir, Grão-Príncipe de Kiev, preferiram a morte a se oporem pela força ao seu irmão Sviatopolk.

São Balduíno, abade (†1140). Discípulo de São Bernardo no mosteiro de Claraval, fundou em Rieti, Itália, o Convento de São Mateus.

Santa Cunegundes, religiosa (†1293). Filha dos reis da Hungria, casada com o Príncipe de Cracóvia, Polônia, viveram ambos em perfeita castidade. Após a morte do esposo, fez-se religiosa clarissa no mosteiro por ela fundado por ela fundado em Stary Sacz.

São José Fernández, presbítero e mártir (†1838). Missionário dominicano decapitado no tempo do Imperador Minh Mang, em Nam Dinh, Vietnã.

Beata Luisa, religiosa (†1503). Filha do Beato Amadeu, Duque de Saboia. Casou-se com Hugo, príncipe de Chalon, enviuvou-se ainda jovem, abandonou as honras e riquezas mundanas e fez-se Clarissa da reforma de Santa Coletta.

Beata Maria Mercedes Prat, virgem e mártir (†1936). Fuzilada durante a guerra civil espanhola, por sua condição de religiosa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

5 de agosto de 2025

Terça-feira da 18ª semana do Tempo Comum Memória facultativa da...

4 de agosto de 2025

Memória de São João Maria Vianney Presbítero (†1859 Ars-sur-Formans -...

3 de agosto de 2025

Domingo da 18ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever