26 de agosto de 2025

Terça-feira da 21ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Ts 2,1-8

1Bem sabeis, irmãos, que nossa vinda até vós não foi em vão. 2Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, encontramos em Deus a coragem de vos anunciar o Evangelho em meio a grandes lutas. 3A nossa exortação não se baseia no erro, na ambiguidade ou no desejo de enganar. 4Ao contrário, uma vez que Deus nos achou dignos para que nos confiasse o Evangelho, falamos não para agradar aos homens, mas a Deus, que examina os nossos corações. 5Bem sabeis que nunca usamos palavras de adulação nem procedemos movidos por disfarçada ganância. Deus é testemunha disso. 6E também não procuramos elogios humanos, nem da parte de vós nem de outros, 7embora pudéssemos fazer valer a nossa autoridade de apóstolos de Cristo. Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos. 8Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida; a tal ponto chegou a nossa afeição por vós.

Salmo responsorial: Sl 138(139),1-3.4-6 (R. 1)

R. Senhor, vós me sondais e conheceis.

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *2sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, †percebeis quando me deito e quando eu ando, *os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

4A palavra nem chegou à minha língua, *e já, Senhor, a conheceis inteiramente. 5Por detrás e pela frente me envolveis; *pusestes sobre mim a vossa mão. 6Esta Verdade é por demais maravilhosa, *é tão sublime que não posso compreendê-la. R.

Evangelho: Mt 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: 23“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto sem, contudo, deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.


Santos em destaque

Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira da Polônia.

São Melquisedec. Rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo (cf. Gn 14, 18-20). Seu sacerdócio prefigura o de Cristo (Hb 5, 6).

Santa Joana Isabel Bichier des Âges, virgem (†1838). Fundou a Congregação das Filhas da Cruz.

Santa Maria de Jesus Crucificado Baouardy, virgem (†1878). Nascida na Galileia e educada na França, ingressou nas Carmelitas Descalças e fundou os conventos da ordem de Mangalore, Índia, e Belém, Palestina.

Santa Teresa de Jesus Jornet Ibars, virgem (†1897). Religiosa espanhola, fundou o Instituto das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Um decreto da Santa Sé a proclama Padroeira dos Anciãos do Brasil.

Beato Tiago Retouret, presbítero e mártir (†1794). Religioso carmelita do mosteiro de Limoges preso durante a Revolução Francesa numa galera, onde morreu de hipotermia.

Beata Lourência Harasymiv, virgem e mártir (†1952). Religiosa da Congregação de São José, na Ucrânia, prestava assistência aos fiéis, na falta dos sacerdotes desaparecidos nos campos de concentração soviéticos. Foi presa e deportada para a Sibéria, onde morreu de tuberculose.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

16 de setembro de 2025

Memória de São Cornélio e São Cipriano São Cornélio, Papa...

15 de setembro de 2025

Bem-aventurada Virgem Maria das Dores, memória De acordo com a...

14 de setembro de 2025

Festa da Exaltação da Santa Cruz Exaltação da Santa Cruz....
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever