26 de agosto de 2025

Terça-feira da 21ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Ts 2,1-8

1Bem sabeis, irmãos, que nossa vinda até vós não foi em vão. 2Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, encontramos em Deus a coragem de vos anunciar o Evangelho em meio a grandes lutas. 3A nossa exortação não se baseia no erro, na ambiguidade ou no desejo de enganar. 4Ao contrário, uma vez que Deus nos achou dignos para que nos confiasse o Evangelho, falamos não para agradar aos homens, mas a Deus, que examina os nossos corações. 5Bem sabeis que nunca usamos palavras de adulação nem procedemos movidos por disfarçada ganância. Deus é testemunha disso. 6E também não procuramos elogios humanos, nem da parte de vós nem de outros, 7embora pudéssemos fazer valer a nossa autoridade de apóstolos de Cristo. Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos. 8Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida; a tal ponto chegou a nossa afeição por vós.

Salmo responsorial: Sl 138(139),1-3.4-6 (R. 1)

R. Senhor, vós me sondais e conheceis.

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *2sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, †percebeis quando me deito e quando eu ando, *os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

4A palavra nem chegou à minha língua, *e já, Senhor, a conheceis inteiramente. 5Por detrás e pela frente me envolveis; *pusestes sobre mim a vossa mão. 6Esta Verdade é por demais maravilhosa, *é tão sublime que não posso compreendê-la. R.

Evangelho: Mt 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: 23“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto sem, contudo, deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.


Santos em destaque

Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira da Polônia.

São Melquisedec. Rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo (cf. Gn 14, 18-20). Seu sacerdócio prefigura o de Cristo (Hb 5, 6).

Santa Joana Isabel Bichier des Âges, virgem (†1838). Fundou a Congregação das Filhas da Cruz.

Santa Maria de Jesus Crucificado Baouardy, virgem (†1878). Nascida na Galileia e educada na França, ingressou nas Carmelitas Descalças e fundou os conventos da ordem de Mangalore, Índia, e Belém, Palestina.

Santa Teresa de Jesus Jornet Ibars, virgem (†1897). Religiosa espanhola, fundou o Instituto das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Um decreto da Santa Sé a proclama Padroeira dos Anciãos do Brasil.

Beato Tiago Retouret, presbítero e mártir (†1794). Religioso carmelita do mosteiro de Limoges preso durante a Revolução Francesa numa galera, onde morreu de hipotermia.

Beata Lourência Harasymiv, virgem e mártir (†1952). Religiosa da Congregação de São José, na Ucrânia, prestava assistência aos fiéis, na falta dos sacerdotes desaparecidos nos campos de concentração soviéticos. Foi presa e deportada para a Sibéria, onde morreu de tuberculose.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

19 de agosto de 2025

Terça-feira da 20ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

18 de agosto de 2025

Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum Leituras da...

17 de agosto de 2025

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Celebra-se a subida de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever