28 de julho de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Rs 4,42-44

Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: “Dá ao povo para que coma”. 43Mas o seu servo respondeu-lhe: “Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?” Eliseu disse outra vez: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará'”. 44O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 144(145),10-11.15-16.17-18 (R. cf.16)

R. Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,*e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

15Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam *e vós lhes dais no tempo certo o alimento; 16vós abris a vossa mão prodigamente *e saciais todo ser vivo com fartura. R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *é santo em toda obra que ele faz. 18Ele está perto da pessoa que o invoca *de todo aquele que o invoca lealmente. R.

Segunda leitura: Ef 4,1-6

Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

Evangelho: Jo 6,1-15

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.


Santos em destaque

Santos Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau. Cinco dos sete “varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (At 6, 3), escolhidos pela multidão dos discípulos para auxiliar os Apóstolos.

São Vitor I, Papa (†c. 200). De origem africana, estabeleceu que o dia da Páscoa fosse celebrado em toda a Igreja no domingo a seguir à Páscoa judaica.

São Sansão, abade e Bispo (†c. 565). Difundiu o Evangelho e a disciplina monástica na Bretanha, França. Fundou a abadia de Dol.

São Botvido, mártir (†1100). Sueco de nascimento e batizado na Inglaterra, trabalhou na evangelização de sua pátria. Foi morto por um finlandês que ele mesmo havia libertado da escravidão.

São Melchior Garcia Sampedro, Bispo e mártir (†1858). Bispo dominicano, preso e dilacerado em Nam Dinh, Vietnã, por ordem do imperador Tu Duc.

São Pedro Poveda Castroverde, presbítero e mártir (†1936). Fundador do Instituto Teresiano, foi morto durante a guerra civil espanhola.

São Jame Hilário Barbal Cosán, mártir (†1937). Religioso Lassalista morto durante a Guerra Civil Espanhola.

Santa Afonsa da Imaculada Conceição, virgem (†1946). Para evitar um matrimônio imposto, queimou o próprio pé e, admitida entre as clarissas malabarenses, viveu quase continuamente enferma, oferecendo a Deus a sua vida. Morreu em Bharananganan, cidade do Estado de Kerala, Índia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever