Memória do Martírio de São João Batista
Após cumprir sua missão de Precursor do Messias, foi morto por Herodes.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Jr 1,17-19
Naqueles dias, a palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão eu te farei tremer na presença deles. 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze, contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.
Salmo responsorial: Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)
Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: *que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! *Escutai a minha voz, vinde salvar-me! R.
Sede uma rocha protetora para mim, *um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, †o meu refúgio, proteção e segurança! *Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. R.
Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, *desde o seio maternal, o meu amparo. R.
Minha boca anunciará todos os dias *vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, *e até hoje canto as vossas maravilhas. R.
Evangelho: Mc 6,17-29
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
Santos em destaque
São Sebbó, Rei e monge (†693). Rei da Saxônia Oriental, abdicou após governar sabiamente o reino durante trinta anos, e se fez monge.
Santa Maria da Cruz Jugan, virgem (†1879). Fundou em Rennes, França, a Congregação das Irmãzinhas dos Pobres. Afastada injustamente do governo, passou o resto da vida exercendo uma humilde função.
Santa Eufrásia do Sagrado Coração de Jesus, virgem (†1952). Religiosa da Congregação da Mãe do Carmelo, de rito Sírio-Malabar, falecida no convento de Ollur, em Kerala, Índia.
Beata Bronislava, virgem (†1259). Religiosa do mosteiro premonstratense de Cracóvia, Polônia. Destruído este pelos tártaros, levou vida humilde e oculta numa cabana próxima.
Beato Edmundo Inácio Rice, religioso (†1844). Fundou em Waterford, Irlanda, a Congregação dos Irmãos Cristãos e a dos Irmãos da Apresentação.
Beata Sancha Szymkowiak, virgem (†1942). Religiosa da Congregação das Filhas da Bem-Aventurada Virgem das Dores, que se dedicou à assistência aos prisioneiros de guerra em Poznań, Polônia.
Beata Teresa Bracco, virgem e mártir (†1944). Quando se preparava para a Primeira Comunhão adotou o lema de São Domingos Sávio: “Antes morrer que pecar!”. Morreu na aldeia de Santa Giulia, Itália, defendendo sua castidade contra os ultrajes de um militar durante a Segunda Guerra Mundial.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online