29 de novembro de 2025

Sábado da 34ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dn 7,15-27

15Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado. 16Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo.
Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas: 17“Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra; 18mas os que receberão o reino, são os santos do Altíssimo; eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente”. 19Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava; 20e ainda a respeito dos dez chifres e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros. 21Eu continuava a olhar, e eis que este chifre combatia contra os santos e vencia, 22até que veio o Ancião de muitos dias e fez justiça aos santos do Altíssimo, e chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino. 23Respondeu-me assim: “O quarto animal é um quarto reino que surgirá na terra, e que será maior do que todos os outros reinos; há de devorar a terra inteira, espezinhá-la e esmagá-la. 24Quanto aos dez chifres do reino, serão dez reis; um outro surgirá depois deles, e este será mais poderoso do que seus antecessores,
e abaterá os três reis, e articulará insolências contra o Altíssimo 25e perseguirá seus santos e se julgará em condições de mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues ao seu arbítrio por um tempo, por tempos e por um meio-tempo; 26o tribunal se estabelecerá, e ao chifre será tirado o poder, até ser destruído e desaparecer para sempre; 27e então, que seja dado o reino, o poder e a grandeza dos reinos que existem sob o céu ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é um reino eterno, e a quem todos os reis servirão e prestarão obediência”.

Salmo responsorial: Dn 3,82-83.84-85.86-87 (R. 59b)

R. Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

82Filhos dos homens, bendizei o Senhor! 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor! R.

84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! 85Servos do Senhor, bendizei o Senhor! R.

86Almas dos justos, bendizei o Senhor! 87Santos e humildes, bendizei o Senhor! R.

Evangelho: Lc 21,34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.


Santos em destaque

São Saturnino, Bispo e mártir. Foi o primeiro bispo de Toulouse, França, séc. III.

São Filomeno, mártir (†séc. III). Foi lançado ao fogo em Ancira, Turquia, durante a perseguição de Aureliano.

São Tiago de Edessa, Bispo (†521). É venerado pelos sírios como doutor e coluna da Igreja, junto com Santo Efrém.

São Francisco Antônio Fasani, sacerdote (†1742). Da Ordem dos Frades Menores. Grande devoto da Imaculada Conceição, durante 40 anos se fez conhecer por sua grande caridade com os pobres, órfãos e encarcerados.

Beato Eduardo Burden, presbítero e mártir (†1588). Sacerdote inglês que, dotado de extrema bondade, sabia curar as enfermidades espirituais e consolar os penitentes. Foi morto em York, Inglaterra, na perseguição da rainha Isabel I.

Beatos Dionísio da Natividade Berthelot, sacerdote, e Redimido pela Cruz Rodriguez, religioso (†1638). Dois Carmelitas Descalços que foram martirizados pelos maometanos na Ilha de Sumatra.

Beata Maria Madalena da Encarnação, virgem (†1824). Fundadora do Instituto das Irmãs da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. Morreu em Roma.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de novembro de 2025

Memória de Santo André Dung-Lac e companheiros Mártires (†1625-1886) ....

23 de novembro de 2025

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ...

22 de novembro de 2025

Memória de Santa Cecília Virgem e mártir. Segundo antiga tradição,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever