Sexta-feira da 22ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Cl 1,15-20
15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois, por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.
Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 2c)
R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos! R.
3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho. R.
4Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.
5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente! R.
Evangelho: Lc 5,33-39
Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama, e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
Santos em destaque
Santo Herculano, Mártir, séc. II.
Santos Urbano, Teodoro, Menedemio e companheiros mártires, séc. IV.
São Bertino, abade (†c. 698). Junto com dois companheiros, fundou o mosteiro de Sithiu, na Flandres, do qual foi abade durante por 60 anos.
São Pedro Nguyen Van Tu, presbítero e mártir (†1838). Religioso dominicano que continuou exercendo seu ministério clandestinamente, durante a perseguição religiosa no Vietnã. Descoberto, foi preso e recebeu a pena capital.
Beato João de Siponto, abade (†séc. XII). Fundou na Dalmácia o Mosteiro de São Miguel. Adotou os costumes próprios aos seguidores de São João de Matera: vida comunitária com muitos aspectos de vida eremítica.
Beato Guilherme Browne, mártir (†1605). No reinado de Jaime I da Inglaterra, foi condenado à morte por haver convertido outros ingleses à Fé católica.
Beato Florêncio Dumontet de Cardaillac, sacerdote e mártir (†1794). Dedicado à evangelização dos pobres, foi martirizado durante a Revolução Francesa.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online