6 de setembro de 2023

Quarta-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Cl 1,1-8

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: graça e paz da parte de Deus nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente. 7Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo. 8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós.

Salmo responsorial: Sl 51(52),10.11 (R. 10b)

R. Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

10Eu, porém, como oliveira verdejante *na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus *agora e para sempre! R.

11Louvarei a vossa graça eternamente, *porque vós assim agistes; espero em vosso nome, porque é bom, *perante os vossos santos! R.

Evangelho: Lc 4,38-44

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.


Santos em destaque

São Zacarias, Profeta. Fez inúmeras profecias a respeito do Messias, entre as quais a do Domingo de Ramos: “Exulta de alegria, filha de Sião, (…)  eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento” (Zac. 9, 9).

Santo Onesíforo (†s. I). Discípulo de São Paulo que muito auxiliou o apóstolo em Éfeso e no cativeiro em Roma.

Santos Donaciano, Presídio, Mansueto, Germano, Fúsculo e Leto, Bispos (†séc. V). Com o intuito de implantar o arianismo, Hunerico, rei dos vândalos, os reuniu em Cartago. Leto foi martirizado e os demais exilados, por defenderem a verdadeira doutrina.

Santo Eleutério, abade italiano, séc. VI.

São Canoaldo, Bispo (†c. 632).Discípulo de São Columbano,falecido em Laon, França. Foi seu único auxiliar no Ermo de Bregenz, junto ao lago Constança.

Santa Bega (†660). Princesa irlandesa, renunciou ao casamento com um príncipe norueguês para entrar na vida monástica. Fundou o mosteiro de Bee’s, na Inglaterra, do qual foi abadessa até sua morte.

Beato Bertrand de Garrigues, presbítero (†c. 1230). Discípulo de São Domingos, foi prior do convento de Toulouse e depois fundou conventos em Paris, Avignon e Montpellier.

Beato Diego Llorca Llopis, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote secular preso e fuzilado em Alicante, Espanha, aos quarenta anos de idade.

Beato Pascual Torres Lloret, mártir (†1936). Pai de família fuzilado durante a Guerra Civil Espanhola por esconder livros, objetos sagrados e mesmo o Santíssimo Sacramento.

Beato Miguel Czartoryski, mártir († 1944). Sacerdote da Ordem Dominicana, morto em Varsóvia (Polônia) durante a invasão comunista.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de abril de 2024

Segunda-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever