6 de julho de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 66,10-14

10Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela, 11para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. 12Isto diz o Senhor: “Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. 13Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. 14cTudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos”.

Salmo responsorial: Gl 6,14-18

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *2cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! *3aDizei a Deus: “Como são grandes vossas obras! R.

4Toda a terra vos adore com respeito *e proclame o louvor de vosso nome!” 5Vinde ver todas as obras do Senhor: *seus prodígios estupendos entre os homens! R.

6O mar ele mudou em terra firme, *e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! *7Ele domina para sempre com poder! R.

Segunda leitura: Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R. 1)

14Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. 16E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus, paz e misericórdia. 17Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo,
esteja convosco. Amém!

Evangelho: Lc 10,1-12.17-20 ou mais breve 23,1-49

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós’. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”. 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.


Santos em destaque

São Paládio, Bispo (†432). Enviado pelo Papa Celestino I às Ilhas Britânicas para pregar aos gentios e combater a heresia pelagiana.

São Pedro Wang Zuolong, mártir (†1900). Morreu enforcado na província de Hebei, China, durante a perseguição dos boxers, por negar-se a cultuar os ídolos pagãos.

Santa Maria Goretti, virgem e mártir (†1902 Nettuno – Itália). Morreu apunhalada, em defesa de sua virgindade, antes de completar doze anos.

Beato Tomás Alfield, presbítero e mártir (†1585). Anglicano convertido ao Catolicismo, recebeu na França a ordenação sacerdotal. Retornando à Inglaterra foi preso e, sob torturas, renegou a Fé. Depois, arrependido, retornou à Igreja Católica e sofreu o martírio.

Beato Agostinho José Desgardin, mártir (†1794). Monge cisterciense que, durante a Revolução Francesa, foi encarcerado em um navio-prisão onde morreu contagiado por seus companheiros enfermos, dos quais cuidava.

Beata Maria Teresa Ledóchowska, virgem (†1922). Nobre austríaca, fundadora do Instituto de Missionárias do Sodalício de São Pedro Claver, em Roma, dedicado a auxiliar as missões na África.

Beata Nazaria de Santa Teresa March Mesa, virgem (†1943). Freira de origem espanhola falecida em Buenos Aires. Fundou, na Bolívia, o Instituto das Missionárias Cruzadas da Igreja.

Beata Susana Águeda Deloye, virgem e mártir (†1794). Beneditina da abadia de Caderousse, presa e guilhotinada em Orange, França, juntamente com outras trinta e duas religiosas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

5 de julho de 2025

Sábado da 13ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

4 de julho de 2025

Sexta-feira da 13ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

3 de julho de 2025

Festa de São Tomé, Apóstolo Quando os discípulos lhe anunciaram...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever