Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
Maria Santíssima foi concebida sem pecado original. Vinda dos primórdios do Cristianismo, esta devoção foi definida como dogma em 1854 por Pio IX.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Gn 3,9-15.20
9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me, e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher Eva, porque ela é a mãe de todos os viventes.
Salmo responsorial: Sl 97(98), 1.2-3ab.3cd-4 (R/. 1a)
R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R.
2O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel 3bpela casa de Israel. R.
3cOs confins do universo contemplaram 3da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! R.
Segunda leitura: Ef 1,3-6.11-12
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo.
Evangelho: Lc 1,26-38
Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Santos em destaque
Santo Eutiquiano, Papa (†283). Governou a Igreja depois de São Félix. Foi o 27º sucessor de São Pedro.
São Macário de Alexandria, mártir (†250). Instigado a renegar a Cristo, professou com maior firmeza a Fé e foi por isso queimado vivo em Alexandria, Egito.
São Patápio, eremita (†séc. V/VI). Após viver vários anos como eremita nas cercanias de Tebas, transferiu-se para Constantinopla, onde continuou sua vida de austeridade.
São Romarico, abade (†653). Conselheiro do rei Teudeberto, retirou-se ao mosteiro de Luxueil, França, e depois construiu o de Remiremont, do qual foi abade.
São Teobaldo de Marliaco, abade (†1247). Superior do Mosteiro Cisterciense Les Vaux de Cernay, França, alcançou a fama de santidade ainda em vida.
Santa Narcisa de Jesús Martillo Moran, virgem (†1869). Humilde costureira no Equador, ardente devota de Jesus Crucificado, levou uma vida de contínuas orações e penitências.
Beato João Minami Gorozaemon, mártir (†1603). Pai de família morto em Kumamoto, Japão, por recusar a ordem do governador de renunciar a Fé.
Beato José Maria Zabal Blasco, mártir (†1936). Pai de família fuzilado em Valência durante a Guerra Civil Espanhola.
Beato Luís Liguda, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês da Congregação do Verbo Divino, cruelmente assassinado por guardas do campo de concentração de Dachau, Alemanha.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online