8 de novembro de 2023

Terça-feira da 32ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 13,8-10

Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, — pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

Salmo responsorial: Sl 111(112),1-2.4-5.9 (R. 5a)

R. Feliz quem tem piedade e empresta! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Feliz o homem que respeita o Senhor *e que ama com carinho a sua lei! 2Sua descendência será forte sobre a terra, *abençoada a geração dos homens retos! R.

4Ele é correto, generoso e compassivo, *como luz brilha nas trevas para os justos. 5Feliz o homem caridoso e prestativo, *que resolve seus negócios com justiça. R.

9Ele reparte com os pobres os seus bens, †permanece para sempre o bem que fez, *e crescerão a sua glória e seu poder. R.

Evangelho: Lc 14,25-33

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”


Santos em destaque

São Claro, presbítero (†396). Discípulo de São Martinho de Tours, encarregado da formação dos monges de Marmoutier. Pelo dom de discernimento, selecionou com sabedoria os candidatos à vida religiosa.

São Deusdado I, Papa. Era filho de um subdiácono romano e sucedeu ao Papa Bonifácio IV. Morreu em 618.

São Vileado de Bremen, Bispo (†789). Nascido na Inglaterra, pregou o Evangelho na Frísia e na Saxônia, depois de São Bonifácio. Foi o primeiro Bispo de Bremen, Alemanha.

São Godofredo, Bispo de Amiens, França (†1115). Muito perseguido, recolheu-se à Grande Cartuxa. Faleceu pouco depois de reassumir sua Sé episcopal.

Beato João Duns Scoto (†1308). Presbítero da Ordem dos Frades Menores, nascido na Escócia, grande defensor do dogma da Imaculada Conceição de Maria, foi professor de filosofia e teologia em Cantuária, Oxford e Paris.

Beata Maria Crucifixa Satellico, religiosa (†1745). Desempenhou com grande sabedoria, prudência, firmeza e caridade o cargo de abadessa do mosteiro das Clarissas em Montenovo (atual Ostra Vetere), Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever