Filhos das dores do pai

De par com a graça vai sempre o sacrifício. [São Paulo da Cruz] comprara seus filhos com orações, lágrimas e dores. Satanás fazia-os pagar bem caro. [Um certo filho espiritual] custou-lhe trabalhos inenarráveis. Conduziu-o de Roma ao Argentário no rigor do inverno. Fatigado como estava por tantas viagens e trabalhos, caiu enfermo. Dores atrozes o martirizavam, chegando a causar apreensão o seu estado.

Transportaram-no a Orbetello, em casa de piedoso benfeitor. Nada conseguia acalmar a veemência dos sofrimentos. Eram tão agudos e pungentes, que o Santo, para não se lamentar, recitava as ladainhas de Nossa Senhora, com acento de profunda tristeza. Alimentava-se pouquíssimo e tudo lhe causava ânsias de vômito.

Não pregou olho durante quarenta dias e quarenta noites. Confrangia o coração ouvi-lo, com os olhos fixos numa imagem de Maria, dirigir-Lhe comovedoras súplicas:

“Ó Maria, uma hora de descanso… Ao menos, insistia chamando, ao menos meia hora… Ó Mãe, minha doce Mãe, por caridade… Um quarto de hora, pelo menos um quarto de hora!…”

E não era atendido… Bem sabia a terna Mãe não ser desejo de Nosso Senhor dar tréguas às dores do filho amado. Ao amargo desse cálice, sobrevinham insuportáveis desamparos, fantasmas horríveis, pensamentos desoladores, espantosas angústias… O pavor do inferno, mais do que o temor da morte, torturava-lhe a alma. Os demônios afligiam-no e o martirizavam. […] Tudo suportou o Santo, durante cinco meses, com inalterável paciência e resignação.

LUÍS TERESA DE JESUS AGONIZANTE, CP.
“Vida de São Paulo da Cruz”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever