10 de fevereiro de 2026

Memória de Santa Escolástica

Virgem, irmã gêmea de São Bento, fundadora do ramo feminino da Ordem Beneditina.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 8,22-23.27-30

Naqueles dias, 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!”

Salmo responsorial: Sl 83(84),3.4.5 e 10.11 (R. 2)

R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3Minha alma desfalece de saudades *e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam *e exultam de alegria no Deus vivo! R.

4Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †e a andorinha ali prepara o seu ninho, *para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! R.

5Felizes os que habitam vossa casa; *para sempre haverão de vos louvar! 10Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, *vede a face do eleito, vosso Ungido! R.

 11Na verdade, um só dia em vosso templo *vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, *a hospedar-me na mansão dos pecadores! R.

Evangelho: Mc 7,1-13

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.


Santos em destaque

Santa Austreberta, virgem e abadessa (†704). Governou piedosamente o mosteiro de Pavilly, França, fundado pouco antes pelo Bispo Santo Audeno.

São Guilherme de Malavalle, eremita (†1157). Eremita falecido numa gruta perto de Grosseto, Itália, cujo exemplo deu origem a muitas congregações de eremitas.

Santa Clara de Rímini, viúva (†1326). De rica família italiana, tornou-se frívola após a morte de seus pais e do esposo. Assistindo a uma Santa Missa, recebeu a graça de reconhecer sua má conduta. Vestiu o hábito de terciária franciscana e se dedicou à penitência e à caridade.

São José Sánchez del Río, mártir (†1928). Jovem de 14 anos morto com um tiro na cabeça durante a Guerra dos Cristeros, em Cotija, México, após sofrer com sobranceria inúmeros tormentos. Expirou sobre uma cruz traçada por ele no solo com o próprio sangue

Beato Hugo de Fosses, abade (†c. 1163). Seu mestre São Norberto, ao ser eleito Arcebispo de Magdeburgo, confiou-lhe a direção da recém-fundada Ordem Premonstratense, que ele governou durante 35 anos.

Beata Eusébia Palomino Yenes, virgem (†1935). Filha de pobres camponeses espanhóis, trabalhou em diversas casas de família até ingressar na Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Beato Luís Stepinac, Bispo (†1960). Opôs-se com coragem às doutrinas que negavam tanto a Fé quanto a dignidade humana, até que, preso durante longo tempo no cárcere por sua fidelidade à Igreja, morreu consumido pela doença e pelas privações em Krašić, perto de Zagreb.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

9 de fevereiro de 2026

Segunda-feira da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

8 de fevereiro de 2026

Domingo da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

7 de fevereiro de 2026

Sábado da 4ª semana do Tempo Comum Em Portugal, Festa...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever