9 de fevereiro de 2024

Sexta-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 11,29-32.12,19

29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje.

Salmo responsorial: Sl 80(81),10-11ab.12-13.14-15 (R. cf. 11a.9a)

R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

10Em teu meio não exista um deus estranho *nem adores a um deus desconhecido! 11aPorque eu sou o teu Deus e teu Senhor, *bque da terra do Egito te arranquei. R.

12Mas meu povo não ouviu a minha voz, *Israel não quis saber de obedecer-me. 13Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, *abandonei-os ao seu duro coração. R.

14Quem me dera que meu povo me escutasse! *Que Israel andasse sempre em meus caminhos! 15Seus inimigos, sem demora, humilharia *e voltaria minha mão contra o opressor. R.

Evangelho: Mc 7,31-37

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.


Santos em destaque

Santa Apolônia, virgem e mártir (†250). Após padecer numerosos suplícios, foi queimada viva em Alexandria, Egito, por recusar-se a proferir blasfêmias.

Santos Primo e Donato, diáconos e mártires (†c.361). Apedrejados pelos donatistas quando defendiam um altar contra o ataque desses hereges.

São Marão, eremita (†c. 423). Eremita totalmente consagrado à oração e a rigorosas penitências num monte próximo da atual Alepo, Síria. Junto ao seu sepulcro foi edificado um célebre mosteiro, onde depois teve origem a comunidade cristã designada com o seu nome.

São Sabino, Bispo (†c. 566). Amigo de São Bento, enviado como legado pontifício a Constantinopla para defender a verdadeira doutrina contra a heresia monofisista.

São Miguel Febres Cordero (†1910). Religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs, promoveu durante quarenta anos estudos de catecismo e literatura na cidade de Cuenca, Equador.

Beata Ana Catarina Emmerick, virgem (†1824). Religiosa agostiniana que recebeu os estigmas da Paixão de Nosso Senhor. Dotada de carismas extraordinários, empregava-os no consolo de quantos a ela recorriam. Faleceu em Dülmen, Alemanha, aos 49 anos.

Beato Leopoldo de Alpandeire, religioso (†1956). Irmão leigo capuchinho, que exerceu os ofícios de hortelão, porteiro, sacristão e esmoler. Faleceu em Granada, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

19 de abril de 2024

Sexta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

18 de abril de 2024

Quinta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever