8 de fevereiro de 2024

Quinta-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Jerônimo Emiliano, presbítero (†1537). Militar de vida dissoluta, foi feito prisioneiro em combate. Tendo sido libertado por intervenção de Nossa Senhora, converteu-se e dedicou sua vida aos pobres, órfãos e enfermos. Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares.

Memória facultativa de Santa Josefina Bakhita, virgem (†1947). Depois de vendida como escrava na África em vários mercados, foi levada para a Itália onde, durante 50 anos, viveu como religiosa na comunidade de Santa Madalena de Canossa.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 11,4-13

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai, Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai, Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então, o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste a minha aliança nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai, Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.

Salmo responsorial: Sl 105(106),3-4.35-36.37 e 40 (R. 4)

R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

3Felizes os que guardam seus preceitos *e praticam a justiça em todo o tempo! 4Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, *pelo amor que demonstrais ao vosso povo! R.

35Misturaram-se, então, com os pagãos, *e aprenderam seus costumes depravados. 36Aos ídolos pagãos prestaram culto, *que se tornaram armadilha para eles. R.

37Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, *sacrificaram suas filhas aos demônios. 40Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, *e o Senhor abominou a sua herança. R.

Evangelho: Mc 7,24-30

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.


Santos em destaque

Santa Cointa, mártir (†249). Durante a perseguição do imperador Décio, em Alexandria, Egito, negou-se a oferecer incenso aos deuses, foi atada a um cavalo, arrastada pelas ruas, e depois lapidada.

São Juvêncio (ou Evêncio), Bispo (†397). Foi eleito Bispo de Pavia por Santo Ambrósio. Participou dos concílios de Aquileia e Milão.

Santo Honorato, Bispo (†c. 570). Perante a iminente invasão dos lombardos na Itália, pôs a salvo grande parte do povo conseguindo-lhe refúgio em Gênova.

São Paulo de Verdun, Bispo (†c. 647). Tendo abraçado a vida monástica, foi eleito Bispo de Verdun, França, onde promoveu a dignidade do culto divino e a observância regular dos cônegos.

Santo Estêvão, abade (†1124). Fundador da Ordem de Grandmont, perto de Limoges, França. Com sua vida austera atraiu numerosos discípulos.

Beato Pedro Ígneo, Bispo (†1089). Monge beneditino de Vallombrosa, Itália, discípulo de São João Gualberto. Criado Cardeal por São Gregório VII e nomeado Bispo de Albano, Itália.

Beata Josefina Gabriela Bonino, virgem (†1906). Fundadora da Congregação da Sagrada Família de Savigliano, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever