Segunda-feira da 7ª semana da Páscoa
Memória facultativa de Nossa Senhora de Fátima. Em Portugal, festa. Dia da primeira aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, em 1917, pedindo para se rezar o terço todos os dias pela conversão dos pecadores e pela paz do mundo.
Ver também:
- 13 de maio de 1973 celebrando uma visita…
- Nossa Senhora de Fátima, o extremo sacrossanto.
- Viver para lutar ou morrer por Nossa Senhora.
- Fátima, profetismo e mudança de mentalidade.
- O Deus das vinganças está se aproximando e vai vencer.
- Fátima e Nossa Senhora do Carmo.
- Maio de 1944 Oportuna recordação da mensagem de Fátima.
- Mês de Maria.
- As maiores perspectivas históricas.
- Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!
- Peregrinando dentro de um olhar.
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 19,1-8
1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!” 3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos, e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.
Salmo responsorial: Sl 67, 2-3. 4-5ac. 6-7ab (R. 33a)
R. Reinos da terra, cantai ao Senhor. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
2Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! *Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! 3Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, + como a cera se derrete, ao contato com o fogo, *assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor! R.
4Mas os justos se alegram na presença do Senhor *rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! 5aCantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! *5co seu nome é Senhor: exultai diante dele! R.
6Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protretor; *é assim o nosso Deus em sua santa habitação. 7aÉ o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, *7bquem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. R.
Evangelho: Jo 16,29-33
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!
Santos em destaque
São Servásio, Bispo (†c. 384). Bispo de Tongres (Bélgica) e Maastricht (Holanda), lutou ao lado de Santo Atanásio contra a heresia ariana.
Santa Inês de Poitiers, abadessa (†588). Consagrada pela bênção de São Germano de Paris, governou com espírito de caridade o Mosteiro de Santa Cruz de Poitiers, França.
Santo André Huberto Fournet, presbítero (†1834). Embora proscrito pelas autoridades civis durante a Revolução Francesa, continuou fortalecendo os fiéis na Fé. Fundou, junto com Santa Isabel Bichier des Âges, o Instituto das Filhas da Cruz.
Beata Gema, virgem (†1465). Jovem pastora que se encerrou numa pequena cela ao lado da igreja de Goriano Sicoli, Itália, para levar vida de oração e penitência.
Beata Madalena Albríci, abadessa (†1834). Abadessa do mosteiro agostiniano de Brunate, Itália, incentivou em suas irmãs o desejo de perfeição.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online