19 de fevereiro de 2024

Segunda-feira da 1ª semana da Quaresma

Leituras da Missa

Primeira leitura: Lv 19,1-2.11-18

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, não digais mentiras nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigies o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.

Salmo responsorial: Sl 18(19),8.9.10.15 (R. Jo 6,63c)

R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

8A lei do Senhor Deus é perfeita, *conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, *sabedoria dos humildes. R.

9Os preceitos do Senhor são precisos, *alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, *para os olhos é uma luz. R.

10É puro o temor do Senhor, *imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos *e justos igualmente. R.

15Que vos agrade o cantar dos meus lábios *e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, *meu Rochedo e Redentor! R.

Evangelho: Mt 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.


Santos em destaque

São Quodvultdeus, Bispo (†439). Exilado de Cartago com todo o seu clero pelo rei ariano Genserico, morreu como confessor da Fé em Nápoles.

São Mansueto, Bispo (†c. 680). Em sua diocese de Milão, lutou afincadamente para exterminar a heresia monotelista.

São Conrado Confalonieri (†1351). Nobre italiano voltado para os prazeres da vida até que, durante uma caçada, mandou pôr fogo num bosque, no qual morreu queimado um menino. Fortemente abalado por esse fato, converteu-se. Sua esposa se tornou freira clarissa e ele fez-se terciário franciscano. Morreu após quarenta anos de penitência e oração.

Santa Lúcia Yi Zhenmei, virgem e mártir (†1862). Na juventude consagrou-se a Deus. Ajudava as missões na China, como catequista, e morreu decapitada em defesa da Fé.

Beato Bonifácio de Lausanne, Bispo (†1260). Renunciou ao governo da diocese de Lausanne, Suíça, para viver como monge no mosteiro cisterciense de La Chambre, na Bélgica.

Beato Álvaro de Zamora, presbítero (†c. 1430). Sacerdote dominicano, célebre por sua pregação e contemplação da Paixão de Nosso Senhor. Passou a maior parte da vida em Córdoba, Espanha.

Beata Isabel Picenardi, virgem (†1468). Nascida em Cremona, Itália, consagrou-se a Deus, tomando o hábito da Ordem dos Servos de Maria. Possuía particular devoção à Eucaristia e à Santíssima Virgem. Foi muito dedicada ao estudo e meditação das Sagradas Escrituras.

Beato José Zaplata, religioso e mártir (†1945). Membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, deportado da Polônia para o campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde morreu vítima dos maus tratos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever