20 de fevereiro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 55,10-11

Isto diz o Senhor: 10“Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra e fazê-la germinar e dar semente para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi ao enviá-la”.

Salmo responsorial: Sl 33(34),4-5.6-7.16-17.18-19 (R. 18b)

R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

4Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome! 5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou. R.

6Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha! 7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia. R.

16O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado; 17mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança. R.

18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta. 19Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido. R.

Evangelho: Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.


Santos em destaque

São Serapião, mártir (†c. 248). Teve de suportar cruéis suplícios e depois foi precipitado do alto de sua própria casa, em Alexandria, Egito.

São Tirânio, Bispo e mártir (†311). Foi Bispo de Tiro, tendo sido instruído na Fé cristã desde muito jovem. Recebeu a palma do martírio em Antioquia, Síria.

Santo Eleutério, Bispo (†530). Como Bispo de Tournai (Bélgica), combateu os hereges arianos, foi agredido por eles e morreu pouco depois em conseqüência das feridas.

Santo Euquério de Orléans, Bispo (†c. 738). Desterrado de Orléans por Carlos Martel, após ser caluniado por invejosos, encontrou refúgio no mosteiro de Saint-Trond, Bélgica, onde passou o resto de sua vida em oração e contemplação.

São Leão, Bispo (†c. 787). Religioso beneditino eleito Bispo de Catânia, Itália. Dedicou-se com grande diligência ao cuidado dos pobres e combateu os iconoclastas.

Santos Francisco (†1919 Aljustrel – Portugal) e Jacinta Marto (†1920 Lisboa), videntes de Fátima. Jacinta a mais nova dos três videntes de Fátima, Portugal. Morreu aos dez anos, após suportar com paciência atrozes sofrimentos, oferecidos para a conversão dos pecadores, Francisco seu irmão faleceu antes que ela.

Beata Júlia Rodzinska, virgem e mártir (†1945). Religiosa dominicana da Polônia, dedicada à educação de órfãos e abandonados. Durante a invasão nazista, foi presa e enviada a um campo de concentração, onde morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever