20 de fevereiro de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 9,1-13

1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos. 3Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os vegetais. 4Contudo, não deveis comer carne com sangue, que é sua vida. 5Da mesma forma, pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão. 6Quem derramar sangue humano, por mãos de homem terá seu sangue derramado, porque o homem foi feito à imagem de Deus. 7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a”. 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra”.

Salmo responsorial: Sl 101(102),16-18.19-21.29e 22-23 (R. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16As nações respeitarão o vosso nome, *e os reis de toda a terra, a vossa glória; 17quando o Senhor reconstruir Jerusalém *e aparecer com gloriosa majestade, 18ele ouvirá a oração dos oprimidos *e não desprezará a sua prece. R.

19Para as futuras gerações se escreva isto, *e um povo novo a ser criado louve a Deus. 20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *e o Senhor olhou a terra do alto céu, 21para os gemidos dos cativos escutar *e da morte libertar os condenados. R.

29Assim também a geração dos vossos servos †terá casa e viverá em segurança, *e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião *e louve ao Senhor Jerusalém, 1quando os povos e as nações se reunirem *e todos os impérios o servirem. R.

Evangelho: Mc 8,27-33

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.


Santos em destaque

São Serapião, mártir (†c. 248). Teve de suportar cruéis suplícios e depois foi precipitado do alto de sua própria casa, em Alexandria, Egito.

São Tirânio, Bispo e mártir (†311). Foi Bispo de Tiro, tendo sido instruído na Fé cristã desde muito jovem. Recebeu a palma do martírio em Antioquia, Síria.

Santo Eleutério, Bispo (†530). Como Bispo de Tournai (Bélgica), combateu os hereges arianos, foi agredido por eles e morreu pouco depois em conseqüência das feridas.

Santo Euquério de Orléans, Bispo (†c. 738). Desterrado de Orléans por Carlos Martel, após ser caluniado por invejosos, encontrou refúgio no mosteiro de Saint-Trond, Bélgica, onde passou o resto de sua vida em oração e contemplação.

São Leão, Bispo (†c. 787). Religioso beneditino eleito Bispo de Catânia, Itália. Dedicou-se com grande diligência ao cuidado dos pobres e combateu os iconoclastas.

Santos Francisco (†1919 Aljustrel – Portugal) e Jacinta Marto (†1920 Lisboa), videntes de Fátima. Jacinta a mais nova dos três videntes de Fátima, Portugal. Morreu aos dez anos, após suportar com paciência atrozes sofrimentos, oferecidos para a conversão dos pecadores, Francisco seu irmão faleceu antes que ela.

Beata Júlia Rodzinska, virgem e mártir (†1945). Religiosa dominicana da Polônia, dedicada à educação de órfãos e abandonados. Durante a invasão nazista, foi presa e enviada a um campo de concentração, onde morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Próximas liturgias

13 de fevereiro de 2025

Quinta-feira da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

12 de fevereiro de 2025

Quarta-feira da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

11 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 5ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever