20 de maio de 2024

Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

A Bem-aventurada Virgem Maria caminha com a Igreja desde as origens. Mãe de Deus, Ela é também Mãe da Igreja e, por intermédio desta, é Mãe de todos os homens.


Ver também:

Primeira leitura: Gn 3,9-15.20

Depois que Adão comera do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me, e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

Salmo responsorial: Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8,23)
R. Nós temos ouvido que Deus está convosco.

1O Senhor ama a cidade *que fundou no Monte santo; 2ama as portas de Sião *mais que as casas de Jacó. 3Dizem coisas gloriosas *da Cidade do Senhor. R.

4‘Lembro o Egito e Babilônia *entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro +ou no país da Etiópia, *este ou aquele ali nasceu. 5De Sião, porém, se diz: +’Nasceu nela todo homem; *Deus é sua segurança’. R.

6Deus anota no seu livro, +onde inscreve os povos todos: *’Foi ali que estes nasceram’. 7E por isso todos juntos *a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: *’Estão em ti as nossas fontes!’ R.

Evangelho: Jo 19,25-34

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. 29Havia ali uma jarra de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.


Santos em destaque

Santa Lídia de Tiatira. Mulher “vendedora de púrpura e temente a Deus” (At 16, 14), ouviu uma pregação de São Paulo em Filipo da Macedônia, converteu-se e foi batizada juntamente com sua família.

Santo Austregisílo, Bispo (†624). Depois de servir na corte, abandonou o mundo e fez-se sacerdote. Eleito bispo de Bourges, assistiu ao Concílio de Paris. É o patrono da cidade de Bourges.

São Bernardino de Sena, presbítero (†1444). Sacerdote franciscano dedicado às missões populares na Itália. Propagou a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus, incentivou as vocações religiosas e em três circunstâncias recusou a dignidade episcopal.

São Protásio Chong Kuk-bo, mártir (†1839). Renegou a Cristo durante a perseguição na Coreia, mas proclamou arrependido sua Fé perante o juiz e morreu no cárcere, após sofrer cruéis torturas.

Santo Arcângelo Tadini, presbítero (†1912). Pároco de Botticino Sera, nas proximidades de Bréscia, Itália, fundador da Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré.

Beata Colomba de Riéti, virgem (†1501). Nascida de família nobre em Perúgia, Itália, fez-se religiosa da Congregação das Irmãs da Penitência de São Domingos e promoveu a paz entre as facções em conflito nessa cidade.

Beata Maria Crescência (Maria Angélica Pérez), virgem (†1932). Religiosa da Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto, falecida em Vallenar, Chile.

Beato Luís Talamóni, presbítero (†1926). Fundou em Monza, Itália, a Congregação das Irmãs Misericordinas, dedicada especialmente à assistência aos doentes

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de janeiro de 2025

Memória de São Francisco de Sales Bispo e doutor da...

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever