Segunda-feira na Oitava da Páscoa
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 2,14.22-32
No dia de Pentecostes, 14Pedro, de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isso vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse. 25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua, e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria’. 29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou esse mesmo Jesus e disso todos nós somos testemunhas”.
Salmo responsorial: Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R. 1)
R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 2aDigo ao Senhor: ‘Somente vós sois meu Senhor: *5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *meu destino está seguro em vossas mãos! R.
7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *e até de noite me adverte o coração. 8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.
9Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, *e até meu corpo no repouso está tranquilo; 10pois não haveis de me deixar entregue à morte, *nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.
11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, *delícia eterna e alegria ao vosso lado! R.
Evangelho: Mt 28,8-15
Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”. 15Os soldados pegaram o dinheiro e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus até o dia de hoje.
Santos em destaque
Santo Apolônio, mártir (†185). Cidadão romano eminente, foi denunciado como cristão e fez ante o prefeito Perennio e o Senado de Roma uma insigne apologia do Cristianismo. Depois confirmou com seu sangue o testemunho da Fé.
Santo Anastásio, o Sinaíta, abade (†700). Natural da Palestina, foi eleito abade do mosteiro do Monte Sinai, onde lutou contra o monofisismo e escreveu várias obras de polêmica e de exegese.
São Melrúbio, abade (†722). Em Applecross, Inglaterra, fundou um mosteiro de missionários, de onde difundiu durante cinquenta anos a luz da Fé ao povo dessa região.
São Conrado de Parzham Birndorfer, religioso (†1891). Jovem de rica família da Baviera, Alemanha, fez-se capuchinho e exerceu durante mais de 40 anos a humilde função de porteiro do convento.
São Romão Adame, presbítero e mártir (†1927). Exerceu clandestinamente seu ministério sacerdotal até ser descoberto e fuzilado em Nochistlán, México.
Beato Bartolomeu Cérvere, presbítero e mártir (†1466). Religioso dominicano assassinado por hereges valdenses quando viajava para Cérvere, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens