21 de abril de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 4,8-12

Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos, 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos -, que este homem está curado diante de vós. 11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.

Salmo responsorial: Sl 117(118),1.8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)

R. A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *”Eterna é a sua misericórdia!” 8É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança; 9é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo! R.

21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador! 22A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular. 23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos! R.

26Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando! 28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! 29Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *”Eterna é a sua misericórdia!” R.

Segunda leitura: 1Jo 3,1-2

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

Evangelho: Jo 10,11-18

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isto que o Pai me ama, porque dou a minha vida para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”.


Santos em destaque

Santo Apolônio, mártir (†185). Cidadão romano eminente, foi denunciado como cristão e fez ante o prefeito Perennio e o Senado de Roma uma insigne apologia do Cristianismo. Depois confirmou com seu sangue o testemunho da Fé.

Santo Anastásio, o Sinaíta, abade (†700). Natural da Palestina, foi eleito abade do mosteiro do Monte Sinai, onde lutou contra o monofisismo e escreveu várias obras de polêmica e de exegese.

São Melrúbio, abade (†722). Em Applecross, Inglaterra, fundou um mosteiro de missionários, de onde difundiu durante cinquenta anos a luz da Fé ao povo dessa região.

São Conrado de Parzham Birndorfer, religioso (†1891). Jovem de rica família da Baviera, Alemanha, fez-se capuchinho e exerceu durante mais de 40 anos a humilde função de porteiro do convento.

São Romão Adame, presbítero e mártir (†1927). Exerceu clandestinamente seu ministério sacerdotal até ser descoberto e fuzilado em Nochistlán, México.

Beato Bartolomeu Cérvere, presbítero e mártir (†1466). Religioso dominicano assassinado por hereges valdenses quando viajava para Cérvere, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever