Quarto Domingo da Páscoa
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 4,8-12
Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos, 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos -, que este homem está curado diante de vós. 11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.
Salmo responsorial: Sl 117(118),1.8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)
R. A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *”Eterna é a sua misericórdia!” 8É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança; 9é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo! R.
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador! 22A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular. 23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos! R.
26Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando! 28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! 29Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *”Eterna é a sua misericórdia!” R.
Segunda leitura: 1Jo 3,1-2
Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.
Evangelho: Jo 10,11-18
Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isto que o Pai me ama, porque dou a minha vida para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”.
Santos em destaque
Santo Apolônio, mártir (†185). Cidadão romano eminente, foi denunciado como cristão e fez ante o prefeito Perennio e o Senado de Roma uma insigne apologia do Cristianismo. Depois confirmou com seu sangue o testemunho da Fé.
Santo Anastásio, o Sinaíta, abade (†700). Natural da Palestina, foi eleito abade do mosteiro do Monte Sinai, onde lutou contra o monofisismo e escreveu várias obras de polêmica e de exegese.
São Melrúbio, abade (†722). Em Applecross, Inglaterra, fundou um mosteiro de missionários, de onde difundiu durante cinquenta anos a luz da Fé ao povo dessa região.
São Conrado de Parzham Birndorfer, religioso (†1891). Jovem de rica família da Baviera, Alemanha, fez-se capuchinho e exerceu durante mais de 40 anos a humilde função de porteiro do convento.
São Romão Adame, presbítero e mártir (†1927). Exerceu clandestinamente seu ministério sacerdotal até ser descoberto e fuzilado em Nochistlán, México.
Beato Bartolomeu Cérvere, presbítero e mártir (†1466). Religioso dominicano assassinado por hereges valdenses quando viajava para Cérvere, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online