22 de maio de 2024

Quarta-feira da 7ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santa Rita de Cássia, religiosa (†1457). É a padroeira das causas consideradas impossíveis. Suportou com paciência os maus-tratos do marido. Após a morte deste e dos filhos, entrou no mosteiro da ordem de Santo Agostinho, onde foi religiosa exemplar.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Tg 4,13-17

Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida, amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece. 15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.

Salmo responsorial: Sl 48(49),2-3.6-7.8-10.11 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

2Ouvi isto, povos todos do universo, *muita atenção, ó habitantes deste mundo; 3poderosos e humildes, escutai-me, *ricos e pobres, todos juntos, sede atentos! R.

6Por que temer os dias maus e infelizes, *quando a malícia dos perversos me circunda? 7Por que temer os que confiam nas riquezas *e se gloriam na abundância de seus bens? R.

8Ninguém se livra de sua morte por dinheiro *nem a Deus pode pagar o seu resgate. 9A isenção da própria morte não tem preço; *não há riqueza que a possa adquirir, 10nem dar ao homem uma vida sem limites *e garantir-lhe uma existência imortal. R.

11Morrem os sábios e os ricos igualmente; †morrem os loucos e também os insensatos, *e deixam tudo o que possuem aos estranhos. R.

Evangelho: Mc 9,38-40

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.


Santos em destaque

Santo Atão, Bispo (†c. 1153). Depois de ter sido abade da Ordem de Valumbrosa, foi eleito para a sede episcopal de Pistoia, Itália.

São Domingos Ngon, mártir (†1862). Pai de família decapitado durante as perseguições no Vietnã, por recusar-se a renegar sua Fé.

Beata Humildade (Rosana), abadessa (†1310). Aos vinte e quatro anos, ela e o marido decidiram abandonar o mundo e abraçar a vida religiosa. Atraídas por seu exemplo, várias jovens juntaram-se a ela no Mosteiro de Santa Maria Novella, do qual se tornou priora.

Beato João Forest, presbítero e mártir (†1538). Religioso franciscano, queimado vivo no reinado de Henrique VIII na Inglaterra, por defender a unidade católica.

Beato Matias de Arima, mártir (†1620). Catequista de Omura, Japão, torturado até a morte por recusar-se a delatar os missionários.

Beato João Mopinot, religioso e mártir (†1794). Irmão Lasallista, encarcerado numa galera em Rochefort durante a Revolução Francesa, morreu em decorrência da doença ali contraída.

Beata Maria Domingas Brun Barbantini, religiosa (†1868). Após ficar viúva fundou em Lucca, Itália, a Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever