Quarta-feira da 7ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de Santa Rita de Cássia, religiosa (†1457). É a padroeira das causas consideradas impossíveis. Suportou com paciência os maus-tratos do marido. Após a morte deste e dos filhos, entrou no mosteiro da ordem de Santo Agostinho, onde foi religiosa exemplar.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Tg 4,13-17
Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida, amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece. 15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.
Salmo responsorial: Sl 48(49),2-3.6-7.8-10.11 (R. Mt 5,3)
R. Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
2Ouvi isto, povos todos do universo, *muita atenção, ó habitantes deste mundo; 3poderosos e humildes, escutai-me, *ricos e pobres, todos juntos, sede atentos! R.
6Por que temer os dias maus e infelizes, *quando a malícia dos perversos me circunda? 7Por que temer os que confiam nas riquezas *e se gloriam na abundância de seus bens? R.
8Ninguém se livra de sua morte por dinheiro *nem a Deus pode pagar o seu resgate. 9A isenção da própria morte não tem preço; *não há riqueza que a possa adquirir, 10nem dar ao homem uma vida sem limites *e garantir-lhe uma existência imortal. R.
11Morrem os sábios e os ricos igualmente; †morrem os loucos e também os insensatos, *e deixam tudo o que possuem aos estranhos. R.
Evangelho: Mc 9,38-40
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.
Santos em destaque
Santo Atão, Bispo (†c. 1153). Depois de ter sido abade da Ordem de Valumbrosa, foi eleito para a sede episcopal de Pistoia, Itália.
São Domingos Ngon, mártir (†1862). Pai de família decapitado durante as perseguições no Vietnã, por recusar-se a renegar sua Fé.
Beata Humildade (Rosana), abadessa (†1310). Aos vinte e quatro anos, ela e o marido decidiram abandonar o mundo e abraçar a vida religiosa. Atraídas por seu exemplo, várias jovens juntaram-se a ela no Mosteiro de Santa Maria Novella, do qual se tornou priora.
Beato João Forest, presbítero e mártir (†1538). Religioso franciscano, queimado vivo no reinado de Henrique VIII na Inglaterra, por defender a unidade católica.
Beato Matias de Arima, mártir (†1620). Catequista de Omura, Japão, torturado até a morte por recusar-se a delatar os missionários.
Beato João Mopinot, religioso e mártir (†1794). Irmão Lasallista, encarcerado numa galera em Rochefort durante a Revolução Francesa, morreu em decorrência da doença ali contraída.
Beata Maria Domingas Brun Barbantini, religiosa (†1868). Após ficar viúva fundou em Lucca, Itália, a Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens