Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa
Memória facultativa de São Fidélis de Sigmaringa, sacerdote e mártir (†1622). Religioso capuchinho, dedicou-se ao apostolado entre as tropas imperiais austríacas e depois à evangelização e catequese na Suíça, onde foi morto por causa da fé, pelos zwinglianos.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 12,24-13,5a
Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos. 13,1Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia em honra do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e deixaram-nos partir. 4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.
Salmo responsorial: Sl 66(67),2-3.5.6 e 8 (R. 4)
R. Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *e sua face resplandeça sobre nós! 3Que na terra se conheça o seu caminho *e a sua salvação por entre os povos. R.
5Exulte de alegria a terra inteira, *pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, *e guiais, em toda a terra, as nações. R.
6Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, *que todas as nações vos glorifiquem! 8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *e o respeitem os confins de toda a terra! R.
Evangelho: Jo 12,44-50
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
Santos em destaque
Santa Maria de Cléofas e Santa Salomé. Junto com Santa Maria Madalena, foram bem cedo no dia da Páscoa ao Sepulcro do Senhor, para ungir o seu Corpo, e receberam o primeiro anúncio da Ressurreição.
São Melito de Cantuária, Bispo (†624). São Gregório Magno deu-lhe o encargo de auxiliar Santo Agostinho de Cantuária na evangelização dos anglos. Foi sagrado bispo e posteriormente nomeado para a arquidiocese de Cantuária.
Santo Egberto, presbítero (†729). Sacerdote e monge que evangelizou diversas regiões da Europa. Morreu na Ilha de Iona, Escócia, logo após ter celebrado a solenidade da Páscoa.
São Guilherme Firmato, eremita (†1103). Cônego e médico em Tours, França, fez uma peregrinação a Jerusalém e passou na solidão o resto de sua vida.
Santa Maria Eufrásia Pelletier, virgem (†1868). Para acolher misericordiosamente as mulheres de má conduta, chamadas “Madalenas”, fundou em Angers, França, o Instituto das Irmãs do Bom Pastor.
São Bento Ménni, presbítero (†1914). Sacerdote da Ordem de São João de Deus que fundou em Madri a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Morreu em Dinan, França.
Santa Maria Isabel Hesselblad, virgem (†1957). Religiosa de origem sueca falecida em Roma. Fez ressurgir a Ordem de Santa Brígida.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens