Segunda-feira da 7ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Eclo 1,1-10
1Toda a sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com ele. 2Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? 3Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? 4Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. 5Fonte da sabedoria é a Palavra de Deus no mais alto dos céus, e seus caminhos são os mandamentos eternos. 6A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conheceu as capacidades do seu engenho? 7A ciência da sabedoria, a quem foi revelada? E quem compreendeu sua grande experiência? 8Só um é o altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus. 9Ele é quem a criou no espírito santo: ele a viu, a enumerou e mediu; 10ele a derramou sobre todas as suas obras e em cada ser humano, segundo a sua bondade. Ele a concede àqueles que o temem.
Salmo responsorial: Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R. 1a)
R. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
1aDeus é Rei e se vestiu de majestade, *brevestiu-se de poder e de esplendor! R.
cVós firmastes o universo inabalável, †2vós firmastes vosso trono desde a origem,*desde sempre, ó Senhor, vós existis! R.
5Verdadeiros são os vossos testemunhos, †refulge a santidade em vossa casa,*pelos séculos dos séculos, Senhor! R.
Evangelho: Mc 9,14-29
Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. 15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “O que discutis com eles?” 17Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito. Mas eles não conseguiram”. 19Jesus disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. 23Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”.
Santos em destaque
São Modesto (séc. V). Bispo de Trèves, Alemanha.
Santo Etelberto, rei (†616). Rei de Kent, foi o primeiro entre os príncipes dos anglos que o Bispo Santo Agostinho de Cantuária converteu à Fé de Cristo.
Beato Constâncio Servoli de Fabriano, presbítero (†1481). Religioso do convento dominicano de Fabriano, Itália, distinguiu-se pela sua austeridade de vida e empenho em promover a paz.
Beato Marcos de Marconi, eremita (†1510). Religioso da Ordem dos Eremitas de São Jerônimo, em Mântua, Itália, levou vida de estudo, oração e mortificações.
Beato Tomás Maria Fusco, presbítero (†1891). Tomado de grande amor pelos pobres e doentes, fundou em Nocera, Itália, o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.
Beata Josefa Naval Girbés, virgem (†1893). Leiga consagrada a Deus, dedicou-se à catequese das crianças em Algemesí, Espanha.
Beata Ascensão do Coração de Jesus, virgem (†1940). Cofundadora da Congregação das Missionárias Dominicanas do Santíssimo Rosário, em Lima.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens