Memória de São Francisco de Sales
Bispo e doutor da Igreja (†1622). Nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, no ano de 1567. Sendo bispo coadjutor de Annecy, foi nomeado bispo de Genebra numa época de grande conturbação religiosa na Europa. Junto com sua discípula, Santa Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação. Pastor zeloso e exímio diretor de almas, ficou conhecido como o santo da doçura e humildade. Escreveu vários livros, dos quais o mais famoso intitula-se “Introdução à Vida Devota”.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27
Naqueles dias, 1Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas, e esteve dois dias em Siceleg. 2No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. 3Davi perguntou-lhe: “Donde vens?” Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. 4“Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!” 11Então Davi tomou suas próprias vestes e rasgou-as, e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram até à tarde, por Saul e por seu filho Jônatas, e por causa do povo do Senhor e da casa de Israel, porque haviam tombado pela espada. 19E Davi disse: “Tua glória, ó Israel, jaz ferida de morte sobre os teus montes. Como tombaram os fortes! 23Saul e Jônatas, amados e belos, nem vida nem morte os puderam separar, mais velozes que as águias, mais fortes que os leões. 24Filhas de Israel, chorai sobre Saul. Ele vos vestia de púrpura suntuosa e ornava de ouro os vossos vestidos. 25Como tombaram os fortes em plena batalha! Jônatas foi morto sobre as tuas alturas. 26Choro por ti, meu irmão Jônatas. Tu me eras tão querido; tua amizade me era mais cara que o amor das mulheres. 27Como tombaram os fortes, como pereceram as armas de guerra!”
Salmo responsorial: Sl 79(80),2-3.5-7 (R. 4b)
R. Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!.
2Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *Vós, que a José apascentais qual um rebanho!Vós, que sobre os querubins vos assentais, †aparecei cheio de glória e esplendor *3ante Efraim e Benjamim e Manassés! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *e vinde logo nos trazer a salvação! R.
5Até quando, ó Senhor, vos irritais, *apesar da oração do vosso povo? 6Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *e a beber destes um pranto copioso. 7Para os vizinhos somos causa de contenda, *de zombaria para os nossos inimigos. R.
Evangelho: Mc 3,20-21
Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
Santos em destaque
São Bábila, Bispo e mártir (†250). Morto em Antioquia da Síria, atual Turquia, durante a perseguição do imperador Décio, juntamente com três jovens por ele instruídos na Fé.
São Feliciano de Foligno, Bispo (†séc. III). Evangelizador da região da Úmbria, Itália, da qual foi o primeiro Bispo.
Beata Paula Gambara Costa, viúva (†1515). Terciária franciscana de Binaco, Itália, suportou com paciência a violência de seu esposo, levando-o à conversão.
Beata Maria Poussepin, virgem (†1744). Terciária dominicana, fundou o Instituto das Irmãs Dominicanas da Caridade da Apresentação de Nossa Senhora.
Beatos Vicente Lewoniuk e doze companheiros, mártires (†1874). Leigos de Pratulin, Polônia, fuzilados pelas tropas do czar da Rússia, por recusarem o rompimento com a Igreja Católica.
Beato Timóteo Giacardo, presbítero (†1948). Religioso da Pia Sociedade de São Paulo, que formou muitos discípulos para anunciar o Evangelho através dos meios de comunicação social.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens











