24 de maio de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Tg 5,9-12

9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu — pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 9Não fica sempre repetindo as suas queixas, *nem guarda eternamente o seu rancor. R.

11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, *tanto é grande o seu amor aos que o temem; 12quanto dista o nascente do poente, *tanto afasta para longe nossos crimes. R.

Evangelho: Mc 10,1-12

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.


Santos em destaque

São Manaém. Mencionado, junto com São Lúcio de Cirene, entre os profetas e doutores de Antioquia.

Santos Donaciano e Rogaciano, mártires (†c. 304). Jovens irmãos residentes em Nantes, França, torturados e decapitados por recusarem-se a renegar a Fé.

São Vicente de Lérins, presbítero e monge (†c. 450). Religioso do mosteiro de Lérins, França, ilustre pela doutrina e santidade de vida.

São Simeão Estilita, o Jovem, presbítero e eremita (†592). Viveu longos anos sobre uma coluna no Monte Admirável, na Síria. Escreveu diversos tratados sobre vida ascética.

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Festa instituída pelo Papa São Pio V para comemorar a milagrosa vitória da frota cristã na batalha de Lepanto em 1571.

Santo Agostinho Yi Kwang-hon e companheiros, mártires (†1839). Leigos católicos torturados e decapitados durante a perseguição anticristã na Coreia.

Beata Joana. Esposa de Cuza, procurador de Herodes, era uma das Santas Mulheres que seguiam Jesus e O assistiam com suas posses.

Beato João de Prado, presbítero e mártir (†1631). Franciscano espanhol enviado para o norte da África a fim de prestar auxílio espiritual aos cristãos reduzidos à escravidão. Tendo sido preso, confessou vigorosamente sua Fé perante o tirano Mulay al-Walid e foi por ele condenado a morrer na fogueira.

Beato Luís Zeferino Moreau, Bispo (†1901). Trabalhou pela formação do clero e afervoramento dos religiosos da diocese de São Jacinto, Canadá. Fundou a Congregação das Irmãs de São José e o Instituto das Irmãs de Santa Marta.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

25 de outubro de 2024

Memória de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão Santo Antônio de...

24 de outubro de 2024

Quinta-feira da 29ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

23 de outubro de 2024

Quarta-feira da 29ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever