Festa de São Marcos Evangelista
São Marcos, evangelista e mártir (†séc. I). Discípulo de São Pedro, que o chama “meu filho”, é o autor do segundo Evangelho. Acompanhou São Paulo e São Barnabé na viagem a Antioquia e na missão de Chipre.
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Pd 5,5-14
Caríssimos, 5revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. 11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.
Salmo responsorial: Sl 88(89),2-3,6-7,16-17 (R. cf. 2a)
R. Ó Senhor, eu cantarei, eternamente, o vosso amor. Ou: R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
2Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 3Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” *E a vossa lealdade é tão firme como os céus. R.
6Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, *e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, 7pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar *e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante? R.
16Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; *seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! 17Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, *e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça. R.
Evangelho: Mc 16,15-20
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
Santos em destaque
Santo Aniano de Alexandria, Bispo (†c. 67). Sapateiro convertido por São Marcos, foi seu sucessor na Sé de Alexandria, Egito, e a dirigiu durante 22 anos.
Santo Estêvão de Antioquia, Bispo e mártir (†479). Por defender a Fé Católica em Antioquia, na atual Turquia, foi precipitado no Rio Orontes, onde morreu afogado.
Santo Ermino, abade e Bispo (†737). Sucedeu a Santo Usmaro no governo da abadia de Lobbes, Bélgica. Aplicou-se intensamente à oração e recebeu o espírito de profecia.
Santa Franca de Piacenza, abadessa (†1218). Superiora do mosteiro cisterciense de Montelana, Itália, passava noites inteiras em oração.
São Pedro de São José Betancur, religioso (†1667). Religioso da Ordem Terceira Franciscana que em Antigua, Guatemala, se dedicou a cuidar de órfãos, mendigos, doentes, jovens abandonados, peregrinos e homens inválidos.
São João Piamarta, presbítero (†1913). Fundou na Bréscia, Itália, o Instituto dos Pequenos Artesãos e a Congregação da Sagrada Família de Nazaré.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online