Segunda-feira da 2ª semana da Quaresma
Leituras da Missa
Primeira leitura: Dn 9,4b-10
4“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.
Salmo responsorial: Sl 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102(103),10a)
R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
8Não lembreis as nossas culpas do passado, †mas venha logo sobre nós vossa bondade, *pois estamos humilhados em extremo. R.
9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! †Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
Por vosso nome, perdoai nossos pecados! R.
11Até vós chegue o gemido dos cativos: †libertai com vosso braço poderoso *os que foram condenados a morrer! 13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, †celebraremos vosso nome para sempre, *de geração em geração vos louvaremos. R.
Evangelho: Lc 6,36-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Santos em destaque
Santo Alexandre, Bispo (†326). Glorioso ancião inflamado de zelo pela Fé que, tendo sido designado Bispo de Alexandria, excluiu da comunhão da Igreja o seu presbítero Ário, pervertido pela ímpia heresia e afastado da verdade divina, e mais tarde, com mais trezentos e dezoito padres, o condenou no I Concílio de Niceia.
São Faustiniano, Bispo (†séc. IV). Segundo Bispo de Bolonha, Itália. Com suas pregações, fortificou e fez florescer a Igreja oprimida pelas perseguições.
São Porfírio de Gaza, Bispo (†421). Filho de uma família da Tessalônica, viveu como anacoreta no deserto. Ordenado Bispo de Gaza, Palestina, abateu muitos templos dedicados aos ídolos e converteu
numerosos pagãos.
São Vítor, eremita (†séc. VII). Louvado nos sermões de São Bernardo, morreu em Arcis-sur-Aube, França, onde viveu da oração e contemplação.
Santa Paula de São José Calasanz, virgem (†1889). Fundadora do Instituto das Filhas de Maria das Escolas Pias, em Barcelona, Espanha. Tinha como lema: Piedade e letras.
Beato Roberto Drury, presbítero e mártir (†1607). Falsamente acusado de conspiração contra o rei Jaime I, sofreu por Cristo o suplício do patíbulo em Tyburn, Inglaterra.
Beata Piedade da Cruz Ortiz Real, virgem (†1916). Fundou em Alcantarilla, Espanha, a Congregação das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração de Jesus, para formação e catequese das crianças pobres.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online